O presidente executivo da PT Portugal, do grupo Altice, afirmou esta quarta-feira, 25 de novembro, que há um "processo de negociação normal" com a SIC e a TVI, acrescentando que deverá chegar a acordo "em breve".

Em causa está a negociação do contrato de disponibilização dos canais da SIC e da TVI na plataforma de cabo da Meo, da PT Portugal, depois da empresa ter chegado a acordo com a RTP no início do mês.

"Já chegámos a acordo com a RTP, haveremos de chegar rapidamente [a acordo] com os outros, a seu tempo chegaremos", afirmou Paulo Neves, que falava no debate "O Estado da Nação das Comunicações", no âmbito do 25.º Congresso das Comunicações organizado pela APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, que decorre até quinta-feira em Lisboa.

"Há um processo de negociação normalizado" que chegará a acordo "em breve", disse o presidente executivo da operadora de telecomunicações.

Na semana passada, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) manifestou "profunda preocupação" pelo impasse nas negociações entre a Meo e a SIC e a TVI e admitiu a possibilidade de recorrer ao mecanismo legal das obrigações de transporte.

O regulador dos media tinha recebido a 01 de outubro uma missiva subscrita pela RTP, SIC e TVI, "na qual os operadores televisivos expressavam a sua preocupação pela posição alegadamente manifestada pela Meo no âmbito do processo de renovação do acordo de distribuição dos serviços de programas televisivos generalistas RTP1, RTP2, SIC e TVI na plataforma deste operador de telecomunicações", ou seja, na rede cabo.

De acordo com a ERC, na sua deliberação datada de 18 de novembro, "no decurso de tais negociações, a Meo teria informado os operadores televisivos em causa de que não pretendia oferecer a estes qualquer contrapartida pela inclusão dos seus serviços de programas generalistas (canais) no acervo de serviços por ela distribuídos ao público na sua plataforma" paga.

Entretanto, a 2 de novembro a RTP anunciou a chegada a acordo com a Meo, da PT Portugal, detida pelo grupo Altice, mas o impasse continua com a SIC e TVI.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.