Num ano em que os Globos de Ouro não deverão servir de muito na previsão dos Óscares, «Argo» e «Os Miseráveis» foram os grandes vencedores. Daniel Day-Lewis, Jessica Chastain, Jennifer Lawrence e Hugh Jackman também saíram a ganhar.
«Mamã» é um «thriller» sobrenatural produzido por Guillermo del Toro baseado numa curta-metragem do realizador Andres Muschietti. A versão legendada dessa primeira fita está em exclusivo no SAPO Cinema, apresentada pelo próprio del Toro.
Depois de ter colocado a plateia a rir no anúncio das nomeações aos Óscares, o anfitrião da cerimónia continua a provar o que vale nas cinco curtas apresentações ao espetáculo que acabam de ser divulgadas.
Fotografias, posters, roupas e adereços dos filmes do realizador de «Taxi Driver» ou «Touro Enraivecido» estão numa exposição no Museu de Cinema de Berlim, na Alemanha.
A maior associação de críticos de cinema dos EUA, a Broadcast Film Critics Association, galardoou «Argo» como Melhor Filme de 2012 e Ben Affleck como Melhor Realizador. «Guia para Um Final Feliz» ganhou quatro troféus e «Lincoln» três.
O último filme de Steven Spielberg é o mais nomeado este ano, seguido por «A Vida de Pi», «Os Miseráveis» e «Guia para Um Final Feliz». A maior surpresa é Kathryn Bigelow ficar de fora da corrida ao prémio de Melhor Realização.
Chris Colfer, ator que se celebrizou pela personagem de Kurt Hummel na série de televisão musical «Glee», escolheu a Disneyland Paris para celebrar o início do novo ano.
O «biopic» sobre Abraham Lincoln parte à frente nas nomeações aos Bafta, com 10 nomeações, embora Steven Spielberg tenha ficado fora da corrida a Melhor Realizador. «A Vida de Pi» e «007 -Skyfall» também estão entre os preferidos.
O último capítulo da saga «Twilight» é o filme mais nomeado aos Razzies, que premeiam os piores filmes norte-americanos do ano. Logo a seguir, surge «Pai Infernal» e «Battleship - Batalha Naval».
A curta-metragem portuguesa de animação «O Gigante», de Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida, está nomeado para os Goya, os prémios de cinema atribuídos pela Academia de Cinema de Espanha.
Steven Spielberg, Ben Affleck, Kathryn Bigelow, Ang Lee e Tom Hooper foram nomeados para o troféu maximo do Sindicato dos Realizadores da América referente às estreias de 2012. Paul Thomas Anderson e Quentin Tarantino ficaram de fora.
David R. Ellis, realizador de filmes como «Serpentes a Bordo» e «Cellular - Ligação de Alto Risco», faleceu aos 60 anos, quando estava a rodar na África do Sul. A causa da morte ainda não foi divulgada.
«The Blue Umbrella», sobre a história de amor entre dois chapéus de chuva, é a próxima curta-metragem da Pixar, que estreará em junho em complemento do filme «Monstros: A Universidade». As primeiras imagens já estão na internet.
Dilma Roussef, a presidente do Brasil, poderá juntar-se a Valter Hugo Mãe e Alain de Botton no novo filme do realizador Miguel Gonçalves Mendes, que se juntou ao seu produtor Fernando Meirelles para convencer a estadista a participar.
Jason Statham regressa ao cinema de ação com uma parceira improvável, Jennifer Lopez, e um realizador ainda menos previsível, Taylor Hackford, autor de dramas como «Oficial e Cavalheiro» e «Ray».
J.J.Abrams acedeu aos pedidos de Dan, um devoto da saga «Star Trek» com cancro terminal, que sonhava ver antes de falecer o novo filme da saga, agendado para estrear só em maio de 2013.
Bruce Willis regressa ao papel de John McClane no quinto filme da série «Die Hard», intitulado «Nunca é Bom Dia para Morrer». O novo trailer legendado está em exclusivo no SAPO.
Num ano com quase 30 estreias de filmes portugueses, o mais visto foi «Balas & Bolinhos: O Último Capítulo», seguido de perto por «Morangos com Açucar - O Filme». Eis os números completos do cinema nacional em 2012.
O musical de palco adaptado da obra de Victor Hugo ganha agora vida no ecrã em grande escala com Hugh Jackman ou Anne Hathaway a provarem que têm garganta para cantar. «Os Miseráveis» é a nossa estreia da semana e o primeiro filme de peso de 2013
A grande estreia da Pixar para 2013 é uma prequela de «Monstros e Companhia», com a ação a decorrer quando Mike e Sully se conhecem na faculdade. O novo «teaser» de «Monstros: A Universidade» acaba de chegar à internet.
A longa-metragem «Tabu», do realizador português Miguel Gomes, já teve mais de 100.000 espetadores em França, onde está em cartaz em 70 salas, revelou a produtora O Som e a Fúria.
O super-êxito de bilheteira francês «Amigos Improváveis» foi o mais votado pelos utilizadores do SAPO Cinema na lista das melhores estreias de cinema em Portugal do ano 2012. Em segundo lugar está «O Cavaleiro das Trevas Renasce».