«Piercing 1» foi o grande vencedor da competição de longas-metragens de animação, realizada nos anos ímpares da Monstra - Festival de Animação de Lisboa. O filme de
Liu Jian aborda os dramas de algumas zonas urbanas, fazendo um retrato da China actual. Foi produzido com apenas 100 mil dólares e feito apenas por uma pessoa. Liu Jian animou, realizou e produziu o filme sozinho. «Piercing 1» venceu vários prémios internacionais, incluindo o do Cinanima, em Espinho.
O prémio do público entre os filmes apresentados a concurso foi para
«O Mágico», do realizador francês
Sylvain Chomet, já distinguido este ano com o César e nomeado para um Óscar.
A música que o compositor cubano Bebo Valdés compôs para
«Chico & Rita», de Ravier Mariscal e Fernando Trueba, foi eleita a melhor banda sonora e
«Life Without Gabriela Ferri», de Pritt Pärn, de nacionalidade estónia, recebeu o prémio especial do júri.
Já na competição de curtas-metragens de estudantes, a realizadora eslovaca Veronika Obertovà ganhou o prémio do júri com
«Villiam». Entre as curtas portuguesas a concurso
«Cozido à Portuguesa» de Natália Andrade foi considerada a melhor na categoria.
Este ano a competição do festival abrangeu também um secção de «Curtíssimas», dedicada a filmes com menos de dois minutos, incluindo qualquer género de animação e publicidade. A realizadora húngara Borbála Tomp venceu para a categoria de melhor curtíssima com
«Agobago's Dream» e, na categoria de curtíssimas portuguesas, Teresa Cortez levou o prémio pelo filme
«The Skin on Me».
Como já é habitual, a parceria entre a Monstra e o programa da RTP2 «Onda Curta», atribuiu prémios a vários filmes, que serão depois exibidos no programa do canal público de televisão.
Ainda esta tarde serão exibidos os filmes premiados. No Cinema São Jorge é mostrada às 17h3 uma selecção de curtas vencedoras e às 21h30 é exibido o grande prémio, «Piercing 1», de Liu Jian. Já no Cinema City Alvalade, o grande vencedor do festival passa às 19h.
A programação da 10ª edição da Monstra, que teve como país convidado a Holanda e uma importante retrospectiva do cinema de animação japonês, termina esta noite com a exibição de «Tales from Earthsea», de Goro Miyazaki, filho do famoso realizador japonês Hayao Miyazaki.
A cerimónia de entrega de prémios terminou com uma novidade para o próximo ano. Será criado um prémio exclusivo para curtas-metragens portuguesas que tenham estreia mundial na Monstra e que terá como base o valor de 1000 euros. Se o prémio será maior ou não, só dependerá do público, já que todos poderão contribuir para aumentar o valor da recompensa colocando uma espécie de donativo numa conta criada para o efeito.
Comentários