O realizador norte-americano Sean Baker ganhou o prémio de melhor argumento original pelo filme "Anora" na 77ª edição dos prémios anuais do sindicato dos argumentistas (Screenwriters Guild Awards, WGA).

A instituição, que entregou no sábado troféus aos melhores argumentistas do ano em duas cerimónias realizadas em Los Angeles e Nova Iorque, deu ainda aos cineastas RaMell Ross e Joslyn Barnes o prémio de melhor argumento adaptado por "Nickel Boys".

Ambos os filmes estão nomeados e "Anora" é mesmo um dos favoritos para o Óscar de Melhor Filme, que será entregue no Dolby Theatre, em Los Angeles, em 02 de março.

Em 8 de fevereiro, "Anora", que acompanha uma trabalhadora do sexo que se casa impulsivamente com um jovem oligarca russo, conquistou duas grandes vitórias ao vencer os principais prémios dos sindicatos de realizadores e produtores de Hollywood, um passo fundamental na corrida aos Óscares.

O WGA, que reconhece o melhor do cinema, televisão, rádio e media digital na área da escrita, também premiou o drama japonês do século XVII "Shogun" (da plataforma FX) como a melhor série dramática e a melhor nova produção.

Entretanto, "Hacks" (da plataforma HBO Max) ganhou o prémio de melhor série de comédia e "The Penguin" (também da HBO Max) fez o mesmo como melhor série limitada ou mini-série.

O episódio "Anjin" da série "Shogun" ganhou o prémio de melhor episódio dramático e "Bulletproof", de "Hacks", ganhou o prémio de melhor episódio de comédia.