A cerimónia dos Óscares não será transmitida em Hong Kong pela primeira vez em mais de meio século - confirmou a maior estação local esta segunda-feira (29), enquanto persistem as dúvidas sobre se os principais prémios de Hollywood serão exibidos na China continental.

A decisão surge apesar de "Better Days" ser um dos cinco finalistas na corrida a Melhor Filme Internacional, o que acontece apenas pela terceira vez após as nomeações na categoria em 1991 e 1993.

Lista completa de nomeados aos Óscares

A festa tem sido transmitida em Hong Kong todos os anos desde 1969 pela TVB, na sua versão em inglês. Agora, nenhum canal transmitirá o evento marcado para 25 de abril em Los Angeles.

"Foi uma decisão puramente comercial que nos levou a não acompanhar os Óscares este ano", disse um porta-voz da TVB à Agência France Press.

Mas esta decisão surge após a Bloomberg News ter noticiado, no início do mês, que o Departamento de Propaganda do Partido Comunista de China ordenou aos meios da imprensa estatal que minimizassem os Óscares e não transmitissem a cerimónia em direto.

China censura notícias dos Óscares. Realizadora de "Nomadland" debaixo de fogo no seu país natal
China censura notícias dos Óscares. Realizadora de "Nomadland" debaixo de fogo no seu país natal
Ver artigo

Acredita-se que o motivo da decisão seja a nomeação de "Do Not Split", um documentário de curta-metragem sobre os protestos pró-democracia de Hong Kong, assim como as quatro nomeações para a realizadora norte-americana de origem chinesa Chloé Zhao por "Nomadland - Sobreviver na América".

Desde então, a imprensa estatal chinesa publica artigos críticos do documentário, enquanto os nacionalistas atacam Zhao nas redes sociais por comentários que fez sobre a China em 2013.

A emissora estatal CCTV, que transmitiu as edições anteriores dos Óscares, ainda não confirmou se mantém a programação deste ano.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.