Esta segunda-feira, o Festival de Cannes revelou o cartaz oficial da edição de 2019.

A imagem mostra uma jovem cineasta empoleirada em cima de um técnico a olhar pela câmara: trata-se de Agnès Varda, a realizadora de títulos como “Os Respigadores e a Respigadora”, “As Praias de Agnès” e “Olhares Lugares”, que faleceu a 29 de março, aos 90 anos.

A imagem faz uma montagem da praia de Cannes com a rodagem do seu primeiro filme "La Pointe Courte" em 1954, aos 26 anos, que antecipou a "Nouvelle Vague", levando a que, mais tarde, fosse considerada a “avó” do movimento cinematográfico.

Morreu a realizadora Agnès Varda, pioneira da Nouvelle Vague
Morreu a realizadora Agnès Varda, pioneira da Nouvelle Vague
Ver artigo

Em comunicado, a organização salienta que "sintetiza tudo sobre Agnès Varda: a sua paixão, desembaraço e malícia".

O filme foi apresentado em 1955 no festival que, 60 anos mais tarde, atribuiu à sua realizadora uma Palma de Ouro honorária.

O 72ª festival termina a 25 de maio e abre a 14 com a comédia de terror "The Dead Don’t Die, realizado por Jim Jarmusch com Bill Murray, Chloe Sevigny, Adam Driver e Tilda Swinton.

Este filme é o primeiro confirmado na competição oficial pela Palma de Ouro, que será decidida por um júri presidido pelo cineasta mexicano Alejandro Gonzaléz Iñárritu. A programação será conhecida esta quinta-feira.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.