Durante uma hora centenas de alunos de várias escolas do Porto assistiram a um concerto da Orquestra Sinfónica da Casa da Música acompanhado com filmes de animação realizados por instituições escolares de diversos anos lectivos, desde o ensino pré-primário ao superior.
A orquestra, comandada por Neil Thomson, tocou temas clássicos do filme
«Fantasia» de 1940 :
«O Quebra-Nozes», de Tchaikovski,
«O Aprendiz de Feiticeiro», de Dukas, a
«Sinfonia Pastoral», de Beethoven, a
«Dança das Horas», de Ponchielli, e a
«Noite no Monte Calvo», de Mussorgski.
O filme de 1940 consiste numa série de cenas de animação, cada uma delas acompanhadas por estas obras musicais clássicas, algumas delas tocadas hoje pela Orquestra Sinfónica.
A acompanhar, a projecção de uma série de novos filmes animados, concebidos por várias instituições de ensino, técnicos e artistas como escolas primárias e pré-primárias, ESAD, Universidade Católica do Porto e Universidade do Algarve.
O projecto, intitulado «Fantasia sobre Fantasia», envolveu ao longo deste ano a concepção e realização das curtas-metragens por alunos de vários graus de ensino, desde o pré-primário e primário, ao superior, com a coordenação do Serviço Educativo da Casa da Música.
Tal como na obra original da Disney, algumas curtas-metragens apresentaram um conteúdo mais abstracto, enquanto outros continham uma dimensão narrativa, com histórias e personagens bem definidas. Alguns filmes utilizaram a cidade invicta como pano de fundo.
Organizado pelo Serviço Educativo da Casa da Música, «Fantasia sobre Fantasia» repete este fim-de-semana para os mais graúdos.
Comentários