A atriz russa Chulpan Khamatova, conhecida pela participação em filmes como "Luna Papa" (1999), "Adeus, Lenine!" (2003), "O Corvo Branco" (2018) e "Petrov's Flu" (2021) , anunciou que deixou o seu país e está na Letónia.

A razão é a invasão da Ucrânia e a posição que manifestou.

Em entrevista concedida à jornalista russa Katerina Gordeeva e transmitida no YouTube no domingo, a atriz de 46 anos anunciou que estava há várias semanas na capital da Letónia.

"Estamos atualmente na Letónia, em Riga [...] porque não posso dizer que a dor de outras pessoas, a tragédia que outras pessoas estão a viver, a catástrofe humanitária, tenha algo a ver com uma libertação", explica a atriz.

"Não estava na Rússia, estava de férias quando a guerra começou. A princípio pensei que teria que esperar, depois assinei uma petição contra a guerra, depois deram-me a entender que era melhor não voltar para a Rússia", acrescenta.

"Não me sinto capaz de ignorar o que vejo com os meus próprios olhos [...] sei que não sou uma traidora [...] amo profundamente o meu país", garantiu.

Chulpan Khamatova e Daniel Brühl em "Adeus, Lenine!"

Formada na Escola de Teatro de Kazan e depois na Academia Russa de Artes Teatrais (Moscovo), Chulpan Khamatova começou no cinema em 1998.

Ficou famosa com "Luna Papa" (1999), de Bakhtiar Judojnazarov, e é considerada uma das melhores atrizes russas da sua geração, com uma carreira tanto no cinema, como na televisão e teatro.

Apoiante do grupo feminista punk Pussy Riot, a atriz também esteve em vários eventos com Vladimir Putin, que lhe entregou uma condecoração pela sua contribuição para as Artes em junho de 2015.