"Conclave" foi o grande vencedor dos BAFTA, os "Óscares britânicos", entregues este domingo ao fim da tarde na Royal Festival Hall, em Londres.

Melhor Filme e Melhor Filme Britânico, Argumento Adaptado e Montagem: foram quatro prémios em 12 nomeações para a produção de Edward Berger com Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow e Isabella Rossellini sobre a escolha de um novo Papa, um dos acontecimentos mais sigilosos e antigos do mundo, superando no prémio principal "Anora", "O Brutalista", "A Complete Unknown" e "Emília Pérez".

Ao receber o prémio da noite, o realizador alemão Edward Berger (ganhou o mesmo prémio há dois anos com "A Oeste Nada de Novo") relembrou que a jornada para fazer o filme levou sete anos, prestando homenagem ao 'argumento maravilhoso' do britânico Peter Straughan e ao ator principal Ralph Fiennes.

A equipa premiada de "Conclave"
Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares 2025
Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares 2025
Ver artigo

Baralhando ainda mais as previsões para os Óscares a 2 de março, cuja votação termina na terça-feira, "Anora", considerado o favorito após acumular os prémios dos sindicatos dos produtores e realizadores norte-americanos no fim de semana passado, teve apenas dois prémios: Melhor Casting e, numa grande surpresa, Mikey Madison como Melhor Atriz, colocando fim ao 'passeio' de Demi Moore na categoria ao longo da temporada com "A Substância", que teve apenas direito ao prémio de Melhor Caracterização.

No seu discurso, a protagonista de "Anora" disse que queria dedicar o prémio à “comunidade das profissionais do sexo, vejo-vos, merecem respeito e dignidade humana”.

Mikey Madison

O maior evento da indústria cinematográfica britânica diverge regularmente dos filmes preferidos da cerimónia dos Óscares, mas pode influenciar e por isso é um dos momentos-chave da temporada de prémios e da campanha, já que parte dos oito mil membros da Academia Britânica (fala-se em centenas) coincide com os dez mil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Foram muitos os nomeados que estiverem na cerimónia, incluindo Fernanda Torres e o realizador Walter Salles a representar "Ainda Estou Aqui".

Duas exceções: Clarence Maclin e John ‘Divine G’ Whitfield, ambos nomeados para Melhor Argumento adaptado por "Sing Sing", e o primeiro ainda para Melhor Ator Secundário, viram o seu visa recusado pelas autoridades britânicas mesmo após vários apelos. Segundo a imprensa especializada, a razão foram os seus cadastros criminais nos EUA, que os fizeram cumprir penas de 17 e quase 25 anos de prisão respetivamente.

A PASSADEIRA VERMELHA.

Apresentada por David Tennant, a 78.ª cerimónia dividiu bastante o palmarés: 'empatado' com "Conclave" no número de prémios, o outro grande vencedor da noite foi "O Brutalista", que recebeu os importantes troféus de Melhor Ator para Adrien Brody e Realização para Brady Corbet, além de Fotografia e Banda Sonora.

Vários filmes receberam dois prémios: "A Verdadeira Dor" (Melhor Ator Secundário para Kieran Culkin e, outra grande surpresa, o Argumento Original de Jesse Eisenberg a ultrapassar "Anora" ou "O Brutalista), "Emília Pérez" (Melhor Atriz Secundária para Zoë Saldaña e Filme Estrangeiro, "Wicked" (Guarda-Roupa e Design de Produção), "Dune - Duna: Parte Dois" (Som e Efeitos Visuais).

Perante grandes aplausos do público na sala, "Wallace & Gromit: A Vingança das Aves" também teve dois prémios, Melhor Filme de Animação e Melhor Filme para Crianças e Famílias, ultrapassando "Robot Selvagem" e "Flow - À Deriva", que partilham o favoritismo para os Óscares.

Além de "A Substância", com um prémio ficaram o fenómeno de popularidade que é "Kneecap - O Trio de Belfast" (Melhor Estreia por um argumentista, realizador ou produtor britânico) e "Super/Homem: A História de Christopher Reeve" (Melhor Documentário).

Após os escândalos, "Emília Pérez" cumpre os mínimos...

Zoë Saldaña

Uma das curiosidades dos BAFTA, cuja votação decorreu entre 22 de janeiro e 11 de fevereiro, era saber o impacto em "Emília Pérez" do escândalo provocado pela descoberta a 30 de janeiro de mensagens nas redes sociais sobre a presença muçulmana na Espanha e outras questões sociais e políticas da protagonista Karla Sofía Gascón (que não esteve presente), e as fortes críticas negativas à forma como são retratados o México, o flagelo da criminalidade e a identidade de género, a escassa presença de atores mexicanos no elenco e até o sotaque castelhano de Selena Gomez.

No início do ano, o musical surreal sobre um traficante mexicano que faz a transição para uma mulher era fortemente favorecido na temporada e lidera a corrida aos Óscares, com 13 Óscares.

Esperava-se que fosse um dos favoritos nos prémios de cinema britânicos após receber 11 nomeações, apenas uma do que "Conclave", mas após a polémica cumpriu os mínimos com dois prémios.

O realizador francês Jacques Audiard disse estar "emocionado" ao receber a distinção de Melhor Filme Estrangeiro e acrescentou que "era para todos os que trabalharam incansavelmente neste filme".

Prestou homenagem aos outros filmes nomeados na categoria, incluindo "Ainda Estou Aqui", que está nomeado para três Óscares, e assinalou que gostaria de 'agradecer aos talentos maravilhosos' que participam no seu filme, citando a "querida Zoe" e Selena Gómez. Usou o mesmo termo para Karla Sofía Gascón.

Pouco depois era a vez de Zoë Saldaña receber o seu prémio de Melhor Atriz Secundária, ultrapassando inclusive a colega Selena Gomez.

"Tornou-se uma personagem especial para mim", disse a atriz de origem dominicana, acrescentando que o facto de o filme ter sido rodado em castelhano, a sua língua materna, lhe permitiu "ligar-me com a minha cultura, com a minha arte. Foi significativo para mim".

LISTA DE PREMIADOS

MELHOR FILME
"Conclave"

MELHOR REALIZAÇÃO
Brady Corbet ("O Brutalista")

MELHOR ATOR
Adrien Brody ("O Brutalista")

MELHOR ATRIZ
Mikey Madison ("Anora")

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Kieran Culkin ("A Verdadeira Dor")

ATRIZ SECUNDÁRIA
Zoë Saldaña ("Emília Pérez")

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
"Conclave"

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
"A Verdadeira Dor"

MELHOR FILME BRITÂNICO
"Conclave"

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
"Wallace & Gromit: A Vingança das Aves"

MELHOR FILME PARA CRIANÇAS E FAMÍLIAS
"Wallace & Gromit: A Vingança das Aves"

MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA
"Emília Pérez"

MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Super/Homem: A História de Christopher Reeve"

MELHOR FOTOGRAFIA
"O Brutalista"

MELHOR GUARDA-ROUPA
"Wicked"

MELHOR MONTAGEM
"Conclave"

MELHOR SOM
"Dune - Duna: Parte Dois"

MELHOR CARACTERIZAÇÃO
"A Substância"

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
"Wicked"

MELHOR BANDA SONORA
"O Brutalista"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
"Dune - Duna: Parte Dois"

MELHOR CASTING
"Anora"

MELHOR ESTREIA POR UM ARGUMENTISTA, REALIZADOR OU PRODUTOR BRITÂNICO
"Kneecap - O Trio de Belfast" (o realizador e argumentista Rich Peppiatt, os produtores Trevor Birney e Jack Tarling, e os argumentistas Naoise Ó Cairealláin, Liam Óg Ó Hannaidh e JJ Ó Dochartaigh)

MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICA
"Rock, Paper, Scissors"

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRITÂNICA
"Wander to Wonder"

ESTRELA EM ASCENSÃO (votado pelo público)
David Jonsson