O filme, realizado por Rui Bela e com guião de Senos da Fonseca, tinha sido selecionado para os cinco finalistas na categoria de curtas-metragens documentais pelo júri da competição do festival, segundo um comunicado da produção portuguesa.

O Barcelona Planet Film Festival tem como objetivo promover o cinema independente e a valorização de realizadores emergentes.

Estreado em dezembro de 2015 no Museu Marítimo de Ílhavo, em Abeiro, "Nos mares da memória - estórias de uma faina maior" dá a conhecer a dimensão económica, histórica e cultural, desde a época dos Descobrimentos até à atualidade, da pesca do bacalhau.

O documentário, de cerca de uma hora, relata experiências deste tipo de pesca não só pelos portugueses, mas também foca a sua dimensão internacional, referenciando a pesca do bacalhau por espanhóis, franceses e ingleses ao longo de cinco séculos.

A obra cinematográfica foi criada com base numa investigação que recolheu diversos documentos, escritos e audiovisuais, percorrendo todo o litoral do país, de acordo com a produção.

O filme foi selecionado no ano passado para o Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, Figueira Film Art, que decorreu em setembro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.