A direção do
Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) que integrava o diretor,
José Pedro Ribeiro, e a subdiretora,
Leonor Silveira apresentou a sua demissão ao secretário de Estado da Cultura, disse hoje à Lusa o diretor cessante do ICA, José Pedro Ribeiro.

José Pedro Ribeiro, 45 anos, é licenciado em Direito, ingressou no Instituto do Cinema, do Audiovisual e Multimédia (ICAM) em 2000 e, até 2003, exerceu ali funções de assessor jurídico, tendo assumido a presidência daquele organismo em 2005. Era diretor do ICA desde 2007 e o seu mandato terminava em abril de 2013.

A atriz
Leonor Silveira, 41 anos, estava ligada àquele instituto desde 2000, altura em que o organismo se chamava Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM). Entre 2005 e 2007 foi vice-presidente do ICAM. Ocupava o cargo de subdiretora desde 2007 e foi reconduzida no cargo em abril último, segundo um despacho publicado no Diário da República.

A agência Lusa tentou saber os motivos da demissão da direção do ICA, o que não foi possível até ao momento.

A
Secretaria de Estado da Cultura (SEC) já confirmou o pedido de demissão acrescentando que diretor e subdiretora do organismo se manterão em funções até serem substituídos.

Numa breve nota, a SEC acrescenta que o diretor do ICA, José Pedro Ribeiro, e a subdiretora do organismo, Leonor Silveira, se encontravam «atualmente em regime de substituição».

«Iniciado o novo ciclo para este instituto, nomeadamente após a publicação da lei orgânica respetiva e encontrando-se a Lei do Cinema e do Audiovisual na fase final do processo legislativo, a SEC manifesta o seu apreço pelo excelente trabalho desenvolvido nas suas funções pelo diretor José Pedro Ribeiro e a diretora adjunta Leonor Silveira, com destaque particular para o empenho e envolvimento na resolução do processo relacionado com a alienação da Tobis e com o seu decisivo contributo para a elaboração do projeto de lei do Cinema e do Audiovisual», conclui a nota da Secretaria de Estado.