Christopher Nolan comparou a escolha de Harry Styles no seu novo filme, contra as críticas dos cépticos, à de Heath Ledger para ser o Joker em "O Cavaleiro das Trevas".

Em "Dunkirk", o cantor dos One Direction, agora a investir numa carreira a solo, faz a estreia no cinema como um soldado durante a Segunda Guerra Mundial ao lado do protagonista Fionn Whitehead, também praticamente estreante.

O elenco junta ainda os consagrados Tom Hardy, Cillian Murphy, Kenneth Branagh e o vencedor do Óscar Mark Rylance.

A história acompanha a operação militar que conseguiu evacuar os mais de 330 mil soldados sobreviventes e feridos entre maio e junho de 1940, que estavam encurralados na localidade francesa de Dunquerque após perderem uma batalha contra os alemães.

"Como realizador, tenho de confiar nos meus instintos, na minha capacidade de perceber quem é a pessoa certa para o papel. Não estou muito preocupado com a sua bagagem", revelou ao Entertainment Tonight.

Christopher Nolan admitiu ainda que pouco sabia da fama do cantor, recusando as críticas de que se tratou de um "casting" para causar impacto.

"Sou estreante em relação ao Harry. Isto é, tinha ouvido o seu nome através dos meus filhos, mas não estava realmente familiarizado com ele... o que estava a ver [quando ele fez o teste] era um indivíduo muito carismático que claramente tinha uma autenticidade e subtileza na sua capacidade de representar enquanto ator de cinema", esclareceu o cineasta.

E acrescentou: "Quando escolhi Heath Ledger como o Joker, muitos ficaram espantados e surgiram muitos comentários. Tenho de confiar nos meus instintos e o Harry era perfeito para este papel."

Ledger acabaria por ganhar um Óscar a título póstumo.

"A esperança que tenho, quando as pessoas virem o filme, é que não percam o que ele fez porque é muito subtil, muito preciso e real. Não lhe estava a dar algo vistoso para fazer. Mas é realmente importante o que ele faz em relação ao que diz, acredito, sobre a natureza humana e o que as pessoas fazem em situações diferentes, e acho que ele conseguiu fazer isso com uma incrível graciosidade e autenticidade. E como realizador é isso que se procura", concluiu.

"Dunkirk" estreia em Portugal a 20 de julho.

Trailer.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.