O ator e cineasta Kenneth Branagh irá receber dois prémios honorários, como reconhecimento da sua versatilidade ao contribuir para a indústria do cinema, na 25.ª edição do Festival de Arte Cinematográfica Camerimage, na Polónia.

Em comunicado, os organizadores do festival classificaram os projetos em que Branagh participou - seja na qualidade de ator, realizador ou argumentista - como "interessantes e memoráveis", destacando que o britânico "sempre teve em atenção o papel da imagem na narração das histórias para cinema".

Enquanto o Prémio Krzysztof Kieslowski - que toma o nome do realizador de "O Decálogo" e de "A Dupla Vida Veronique" - será atribuído devido às suas prestações como ator, Branagh irá partilhar o galardão de Cinematographer-Director Duo, com o diretor de fotografia Haris Zambarloukos, com quem colaborou múltiplas vezes ao longo da sua carreira.

Como cineasta, "tentou sempre trabalhar com grandes diretores de fotografia, sabendo que estes iriam melhorar uma visão artística [que] já era forte", acrescentam os representantes do evento.

Contando com o total de cinco nomeações aos Óscares - incluindo nas categorias de Melhor Realizador e Melhor Ator Principal ("Henrique V", 1989), Melhor Argumento Adaptado ("Hamlet", 1996) ou Melhor Ator Secundário ("A Minha Semana Com Marilyn", 2011) - Branagh trabalhou pela primeira vez com Zambarloukos na longa-metragem de 2007, "Autópsia de Um Crime".

Desde então, o duo manteve-se sempre em contacto e voltou a reunir-se para concretizar, entre outros filmes, "Thor" (2011) e "Cinderela" (2015).

A mais recente edição do Festival Camerimage, a decorrer nos dias 11 a 18 de novembro, irá abrir com a estreia de "Um Crime no Expresso do Oriente", cuja direção ficou a cargo do cineasta natural de Belfast, a quem serão entregues ambos os galardões honorários, pessoalmente.

O filme, que chega às salas de cinema portuguesas a 16 de novembro, trata-se da adaptação ao grande ecrã do romance policial homónimo de Agatha Christie, sendo protagonizado pela jovem atriz Daisy Ridley, acompanhada de veteranos de Hollywood como Johnny Depp, Willem Dafoe, Michelle Pfeiffer e o próprio Kenneth Branagh, no papel do fictício detetive belga Hercule Poirot.