O Festival de Sundance, criado por Robert Redford e vocacionado para o cinema independente, abre as suas portas a partir de quinta-feira nas montanhas cobertas de neve de Utah com dezenas de filmes e documentários.
A pequena estação de esqui de Park City receberá, até 31 de janeiro, estrelas como Ellen Page, Rachel Weisz, Viggo Mortensen, Kate Beckinsale, Michelle Williams, Daniel Radcliffe e a cantora Selena Gómez, protagonistas de alguns dos títulos da programação.
"Acreditamos que o cinema independente evoluiu. Vemos isso através de três coisas: a profundidade da narrativa, a construção do filme e a experimentação", explicou o diretor do festival, John Cooper.
"Também sabemos que os filmes independentes têm uma grande audiência, apesar dos problemas de financiamento que perseguem a indústria", acrescentou.
Muitas das produções estão relacionadas com temas atuais, como o documentário sobre o jornalista americano James Foley, decapitado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) em 2014.
O festival também conta com o documentário "Newtown", sobre o massacre numa escola de Connecticut (nordeste dos EUA), que matou 20 crianças e seis adultos em 2012.
"Cada vez que acontece um incidente como este, tenho a sensação de que ficamos mais insensíveis, por isso queria congelar este processo", contou a sua realizadora, Kim Snyder.
Outros temas da atualidade abordados por várias produções são a situação da Cisjordânia com os colonatos judeus, o casamento infantil no Afeganistão, o aborto e o assédio cibernético.
Trampolim para o Óscar
Um dos documentários mais comentados este ano é "Nuts", sobre um médico de uma pequena localidade do Kansas que enriqueceu durante a crise económica curando a impotência masculina através do transplante de testículos de cabras.
O cineasta Spike Lee também irá apresentar uma obra biográfica sobre o cantor Michael Jackson, enquanto o presidente americano Barack Obama será o tema do filme "Southside with You", que conta a sua história de amor com Michelle.
A atriz Rosanna Arquette, irmã da ganhadora do Óscar Patricia Arquette, chega ao festival com "Lovesong" e "Frank and Lola".
Para além de revelar novos realizadores, o Sundance foi considerado, nos últimos anos, um trampolim para os Óscares.
Jennifer Lawrence surgiu em 2010 no festival com "Despojos de Inverno", que no ano seguinte lhe proporcionou a sua primeira nomeação ao prémio mais prestigiado do cinema americano.
"Boyhood: Momentos de Uma Vida" começou no Utah a sua corrida até à estatueta dourada em 2014, tal como "Brooklyn" o ano passado, que em fevereiro disputará três prémios, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Atriz para Saoirse Ronan.
Comentários