Para a estreia do filme, além de Bille August, são esperados ainda os atores Jeremy Irons, Christopher Lee, Mélanie Laurent e a portuguesa Beatriz Batarda. Os produtores da película, os portugueses Paulo Trancoso e Ana Costa, também estarão presentes.

Baseado no romance homónimo do escritor suíço Pascal Mercier, o filme tem Lisboa por cenário e é um «thriller filosófico», como o realizador disse à agência Lusa, quando terminou a rodagem, em maio de 2012.

«Introduz-nos num mundo cheio de pessoas inacessíveis, às quais vamos acedendo; a história é como um grande jogo matemático, é uma escrita muito inteligente e essa combinação com o lado filosófico faz com que seja uma história única», disse.

O elenco do filme é composto pelos atores Jeremy Irons, Charlotte Rampling, Melanie Laurent, Bruno Ganz, Jack Huston, Beatriz Batarda, Marco d'Almeida, Nicolau Breyner, August Diehl e Christopher Lee.

Além de «Comboio Noturno para Lisboa», também foram selecionados para a 63.ª edição do Festival de Berlim, o documentário «Terra de Ninguém», de Salomé Lamas, a curta-metragem «Tabatô» e a ficção «A Batalha de Tabatô», de João Viana e o «Um Fim do Mundo», de Pedro Pinho.

A curta-metragem «Tabatô» está selecionada para a competição do Urso de Ouro e o «Um Fim do Mundo» concorre ao Urso de Vidro.

O festival de Berlim iniciou-se a 07 de fevereiro e termina no dia 17.