"Ela”, de Paul Verhoeven e “American Honey”, de Andrea Arnold, abrem hoje a mostra competitiva do LEFF - Lisbon & Estoril Film Festival.

 No primeiro caso, o realizador holandês recupera as tonalidades de 'thriller' erótico de “Instinto Fatal” para contar a história uma mulher (Isabelle Huppert) assediada por um violador mascarado.

Produzido em França para evitar problemas com a censura norte-americana pelo conteúdo forte, o filme traz o aviso do próprio realizador de que não é um filme erótico por se tratar de sexo não consentido, mas o humor negro já levou o Daily Telegraph se dizer que esta seria 'a primeira comédia de costumes sobre violação'.

Com consenso crítico positivo em Cannes, Huppert volta aos seus papéis ambíguos e vagamente perversos dos velhos (e melhores) tempos. A história baseia-se num livro de escritor Phillipe Dijan, cujo outro livro serviu de inspiração para “Betty Blue 37º,2 de Manhã", clássico dos anos 80.

A mesma receção positiva em Cannes teve a britânica Andrea Arnold – que vem de uma carreira sólida no circuito alternativo e com “American Honey” aproveita para usufruir de uma primeira oferta de capitais americanos.

No entanto, não há muitas conceções comerciais nas quase três horas onde acompanha um grupo de jovens a deslocar-se no interior do país e a relembrar a antiga figura do caixeiro-viajante – vendendo assinaturas de porta-em-porta.

O processo de produção tentou captar este espírito que, para Arnold, revelou-se mais um estilo de vida comunitário – com amigos a substituírem a família – do que um negócio. Com a sua equipa a dormir em hotéis baratos, os processos de 'casting' foram feitos ao longo do caminho ('Até fizemos no estacionamento do Wal Mart', comentou). O único nome conhecido é o de Shia LaBeouf.

Fora de competição, o grande destaque é “O Exame”, onde Cristian Mungiu, realizador romeno responsável por um dos melhores filmes do século XXI (“4 Meses, 3 Semanas e Dois Dias”) aborda a chegada à vida adulta e o processo de corrupção do indivíduo num ritmo sufocante. Igualmente premiado em Cannes, o cineasta vai estar presente na sessão.

Trailer "Ela".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.