Reese Witherspoon está a preparar um filme sobre a origem da icónica boneca Barbie e da sua criadora Ruth Handler.

A atriz e Bruna Papandrea, a sua sócia na produtora Pacific Standard, adquiriram os direitos de "Barbie and Ruth: The Story of the World´s Most Famous Doll and the Woman Who Created Her" [Barbie e Ruth: a História da Boneca Mais Famosa do Mundo e a Mulher que a Criou], escrito por Robin Gerber, sobre a jornada para se tornar uma empresária de sucesso.

Editado em 2010, a história é descrita como "o relato fascinante de como uma mulher visionária e o seu produto mudaram uma indústria e precipitaram uma discussão duradoura  sobre o papel das mulheres".

Trata-se do segundo projeto relacionado com a Barbie em desenvolvimento em Hollywood: a Sony para um filme muito diferente para toda a família com argumento de Diablo Cody ("Juno") onde Barbie usa a experiência ganha na sua vida pessoal e profissional para ajudar outras pessoas.

Ruth Handler teve a ideia para criar a Barbie depois de ver a sua filha brincar com bonecas de papel e quis criar uma boneca que aguentasse as roupas que a sua filha tentava vestir-lhe, mas o seu marido Elliot Handler e o sócio Harold "Matt" Matson, com quem fundara uma pequena empresa de molduras e mobiliário de casas de bonecas chamada Mattel, não ficaram entusiasmados.

Na época, dominavam o marcado as bonecas que pareciam crianças e o argumento era que os pais não iriam comprar uma boneca com figura voluptuosa para as filhas.

Em viagem pela Suíça, descobriu numa loja uma boneca alemã que era oferecida a adultos e era a representação do conceito que estava a tentar vender dentro da Mattel. A barbie foi depois desenvolvida e apresentada em 1959, mas só se tornou um sucesso nos anos 1970, quando a empresa investiu fortemente em publicidade na televisão aquando do relançamento do "The Mickey Mouse Club" da Disney.

Mais tarde veio Ken, que recebeu o nome do filho que morreu de tumor no cérebro em 1994.

Handler, falecida em 2002, também enfrentou o cancro na mama em 1970 e após uma mastectomia, co-fundou uma empresa que fabricava uma versão realista do seio feminino.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.