Em "Ammonite" (sem estreia anunciada para Portugal), Kate Winslet interpreta uma mulher que vive uma relação lésbica no século XIX.

Mas segundo a atriz, a homofobia ainda é um estigma com grande dimensão em Hollywood no século XXI.

"Não imaginam a quantidade de atores que conheço — alguns bem conhecidos, alguns a começar — que estão com medo que a sua sexualidade seja revelada e isso os impeça de serem escolhidos para papéis heterossexuais.", revelou ao jornal The Sunday Thimes [acesso pago].

"Um ator bem conhecido acabou de conseguir um agente americano, que lhe disse 'Sei que é bissexual. Eu não divulgaria isso.' Consigo pensar em pelo menos quatro atores que escondem a sua sexualidade. É doloroso. Porque têm medo de ser descobertos. E é isso que eles dizem. 'Não quero ser descoberto'", acrescentou.

Kate Winslet nota que é um estigma que se aplica mais aos homens e que Hollywood precisa abandonar a "treta datada" sobre se atores gays podem ser credíveis em personagens heterossexuais.

"Devia ser quase ilegalizado. Não acreditariam como está difundido. E não pode ser apenas destilado em relação à questão de atores gays a interpretarem papéis gays. Porque os atores, em alguns casos, estão a optar por não se assumirem por motivos pessoais. E ninguém tem nada a ver com isso. Talvez seja privacidade. Talvez seja condicionamento e vergonha.", explica.

A atriz também respondeu com honestidade sobre o debate "incrivelmente importante" de atores heterossexuais como ela interpretarem personagens homossexuais.

"Poderíamos ter tido um debate sobre como me sinto ao interpretar uma lésbica e possivelmente tirar esse papel a alguém. Mas estou farta de não ser honesta sobre quais são as minhas verdadeiras opiniões e sei que o papel nunca foi oferecido a mais ninguém. Ao aceitá-lo tive a oportunidade de levar uma história LGBTQ às salas de estar [das pessoas]", resume.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.