"Joker" lidera as bilheteiras portuguesas pelo sétimo fim de semana consecutivo.
Com 28.843 espectadores, "Joker" foi o mais visto entre 14 e 17 de novembro, resistindo à estreia de "Le Mans '66: O Duelo", com Christian Bale e Matt Damon, que ficou à frente nos EUA mas por cá teve de se contentar com o segundo lugar, com 27.165.
Este domínio não se via desde "Avatar", de James Cameron, que ficou em primeiro lugar durante nove semanas entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2010, segundo os dados do ICA - Instituto de Cinema e Audiovisual, que disponibiliza os dados de bilheteira desde 2004,
O domínio de "Joker" chegará previsivelmente ao fim com a chegada esta semana da animação "Frozen II", mas desde 3 de outubro que o filme com Joaquin Phoenix tem sido o preferido dos portugueses, à frente de estreias mediáticas como "Maléfica", "Projeto Gemini", "Zombieland: Tiro Duplo", "Exterminador Implacável - Destino Sombrio", "Doutor Sono" e "Midway".
Agora com 821.058 espectadores, subiu ao sétimo lugar na lista dos mais vistos desde 2004, ultrapassando "Madagáscar 2". Nos próximos dias deverá ainda ultrapassar "Shrek O Terceiro", "Velocidade Furiosa 7" e "Mamma Mia!" para ficar em quarto no ranking liderado pela nova versão de "O Rei Leão", com 1.279.289.
Na sexta-feira, "Joker" entrou ainda no clube restrito dos que renderam mil milhões de dólares nas bilheteiras a nível mundial, um feito raro sem a estreia na China, o segundo maior mercado.
Entretanto, o valor subiu para os 1,016 mil milhões e ultrapassou "O Cavaleiro das Trevas" (2008), o filme de Christopher Nolan em que Heath Ledger era o Joker.
Realizado, co-escrito e produzido por Todd Phillips, para o fenómeno está a contribuir o boca a boca entre espectadores e o facto de não ser já apenas um sucesso comercial: tal como aconteceu noutros países, a história sobre como a rejeição contribuiu para transformar um comediante falhado no famoso vilão da DC Comics tem servido de pretexto para debates sobre a realidade social, económica e psicológica.
VEJA O TRAILER.
Comentários