A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood acaba de anunciar a «short-list» de nove filmes nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (ou Melhor Filme em Língua Estrangeira, sendo regra primordial não ser falado em inglês), a partir da qual serão selecionados os cinco nomeados finais à estatueta dourada nessa categoria.

«José e Pilar», nomeado à distinção por Portugal, ficou fora da corrida, juntamente com outros 54 filmes de outros tantos países.

Dos nove escolhidos, dois já estrearam em Portugal: o alemão
«Pina», de
Wim Wenders, e o iraniano
«Uma Separação», de
Ashgar Farhadi, a esta altura o vencedor final mais provável, tendo em conta a quantidade de galardões que tem amealhado na atual temporada de prémios.

Os restantes filmes escolhidos são
«Bullhead», de Michael R. Roskam, pela Bélgica;
«Monsieur Lazhar», de Philippe Falardeau, pelo Canadá;
«Superclásico», de Ole Christian Madsen, pela Dinamarca;
«Footnote», de Joseph Cedar, por Israel; «Omar Killed Me», de Roschdy Zem, por Marrocos;
«In Darkness», de Agnieszka Holland, pela Polónia; e
«Warriors of the Rainbow: Seediq Bale», de Wei Te-sheng, por Taiwan.

Esta lista será reduzida a cinco títulos por um grupo de membros da Academia que irão visionar a totalidade dos filmes em Nova Iorque e Los Angeles entre 20 e 22 de janeiro. As nomeações aos Óscares serão anunciadas a 24 de janeiro e a cerimónia terá lugar a 26 de fevereiro.

«José e Pilar» tem ainda a possibilidade de ser nomeado ao Óscar de Melhor Canção Original pelo fado
«Já Não Estar», cantado por Camané, partilhando ainda com
«Mistérios de Lisboa» a possibilidade (considerada remota) de ser nomeado aos Óscares nas categorias principais, como Melhor Filme ou Realizador, por ter estreado em Los Angeles em 2011, critério essencial para a nomeação.