Um dia após as nomeações para os Óscares, chegaram as escolhas do equivalente francês, os prémios César.

Os 4.705 votantes da Academia de Cinema Francesa reservaram uma surpresa, com "Reino Animal", de Thomas Cailley, a liderar a lista com 12 nomeações, mais uma do que "Anatomia de uma Queda", a Palma de Ouro de Justine Triet que ontem se ficou a saber estar na corrida a cinco Óscares de Hollywood.

Na corrida aos prémios está ainda “Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto, com coprodução da portuguesa Ocidental Filmes, na categoria de Melhor Filme de Animação.

"Anatomia de uma Queda"

Com "Reino Animal", aclamado pelo público e pela crítica, é a primeira vez que um filme do género fantástico é homenageado desta forma pelos "Óscares franceses": Romain Duris e Paul Kircher interpretam pai e filho que vivem num futuro próximo onde os humanos começaram a transformar-se em criaturas animais.

Além desta dupla de títulos, a corrida para Melhor Filme juntou "Je verrai toujours vos visages", de Jeanne Herry, (com nove nomeações ao todo), "O Processo Goldman", de Cédric Kahn (oito nomeações), e “Vira-latas”, de Jean-Baptiste Durand (sete nomeações).

Já as duas partes da super produção "Os Três Mosqueteiros" estão nomeadas em seis categorias técnicas.

Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares
Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares
Ver artigo

O troféu de Melhor Ator será disputado entre Romain Duris e Benjamin Lavernhe ("Abbé Pierre: Uma Vida de Causas"), Melvil Poupaud ("Só Nós Dois"), Raphaël Quenard ("Yannick") e Arieh Worthalter ("O Processo Goldman").

A categoria de Melhor Atriz junta Marion Cotillard ("Little Girl Blue"), Léa Drucker ("No Verão Passado"), Hafsia Herzi ("Le Ravissement", Sandra Hüller ("Anatomia de uma Queda") e a vencedora do ano passado Virginie Efira ("Só Nós Dois").

Após a polémica do ano passado pela sua ausência na categoria, as cineastas surgem em força nas nomeações para Melhor Realização, com Justine Triet ("Anatomia de uma Queda"), Jeanne Herry ("Je verrai toujours vos visages") e Catherine Breillat ("No Verão Passado") a surgirem com Cédric Kahn ("O Processo Goldman") e Thomas Cailley ("Reino Animal").

Presidida por Valérie Lemercier, a cerimónia dos César 2024 terá lugar no Olympia a 23 de fevereiro, onde serão homenageados com prémios de carreira a atriz e realizadora Agnès Jaoui e o cineasta britânico Christopher Nolan, o favorito aos próximos Óscares com "Oppenheimer", que também está nomeado nos César para Melhor Filme Estrangeiro com "Dias Perfeitos", de Wim Wendersm, "Folhas Caídas", de Aki Kaurismäki, "Rapito", de Marco Bellochio, e "Simple comme Sylvain", de Monia Chokri.

“Interdito a Cães e Italianos” dentro, "Ice Merchants" fora

"Interdito a Cães e Italianos"

Se “Interdito a Cães e Italianos” conseguiu a nomeação, de fora ficou a curta-metragem “Ice Merchants”, de João Gonzalez, que era candidata à categoria de Melhor Curta-metragem de Animação.

“Interdito a Cães e Italianos” vai competir com “Linda veut du poulet!”, de Chiara Malta e Sébastien Laudenbach, e “Mars Express”, de Jérémie Périn.

“Interdito a Cães e Italianos” é uma longa-metragem de animação em ‘stop motion’, com animação de volumes, que resulta de um trabalho de coprodução entre nove produtoras de França, Itália, Suíça, Bélgica e Portugal, através da Ocidental Filmes.

De acordo com esta produtora, a participação portuguesa passou pela integração de profissionais nas equipas de animação e ‘compositing’ e pelo trabalho de montagem e misturas de som, realizadas nos estúdios em Gavião de Ródão, Castelo Branco.

O filme, que se estreou em sala em Portugal em março do ano passado, contou também com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual de 2020.

“Interdito a Cães e Italianos” é um filme sobre emigração italiana no início do século XX, mas é também sobre memória e laços familiares, seguindo os passos de Luigi Ughetto, avô do realizador.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.