Damien Chazelle foi considerado o melhor realizador pelo Sindicato de Realizadores de cinema, televisão e publicidade nos EUA (Directors Guild Awards) por "La La Land: Melodia de Amor".

"Escrevi este filme há seus anos, num tempo muito diferente. No que parecia ser um tempo com mais esperança. Espero que o filme dê algum tipo de esperança e se existe alguma mensagem que quero que passe, é apenas a de perseguir esses sonhos independentemente de quão irrealistas eles pareçam. Realmente acredito que cria um efeito em cadeia", disse o realizador no seu discurso de agradecimento após receber no sábado à noite a distinção de Alejandro G. Iñárritu, o vencedor do ano passado por "The Revenant".

Os outros nomeados eram Barry Jenkins por "Moonlight", Kenneth Lonergan por "Manchester by The Sea", Denis Villeneuve por "O Primeiro Encontro", que também estão nomeados para os Óscares, e ainda Garth Davis por "Lion - A Longa Estrada Para Casa" (substituído pela Academia por Mel Gibson por "O Herói de Hacksaw Ridge").

Há uma semana, o filme também foi distinguido pelo sindicato dos produtores, pelo que se confirma que é mesmo o grande favorito aos Óscares, onde tem 14 nomeações.

O prémio dos realizadores é um dos mais certeiros prognosticadores pois a escolha não coincidiu com a da Academia na atribuição do galardão para Melhor Realizador apenas por sete vezes desde 1950.

Garth Davis acabou por ter a consolação de ser distinguido por "Lion" como o melhor realizador pelo seu primeiro filme, enquanto Ezra Edelman ganhou pelo documentário "O.J.: Made in America", também na corrida aos Óscares.

Em televisão, dominaram "A Guerra dos Tronos", na categoria de Drama, "Veep", nas comédias e "The Night Of", na categoria de telefilme ou minissérie.

Ridley Scott recebeu o prémio honorário na organização e recordou a sua grande influência: "Sempre fiquei impressionado com o que Orson Welles tinha feito no seu primeiro filme. Tinha 19 anos quando estava a fazer "O Mundo A Seus Pés" (1941). Ele é a razão por ter ficado tão atraído pelo nosso mundo, com todos os seus desafios", acrescentou.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.