«Qual é afinal o sentido da vida?» é a pergunta que faz o protagonista do próximo filme de Miguel Gonçalves Mendes, um documentário com infiltrações da ficção, sobre um jovem que procura em todo o mundo a resposta a essa questão que o atormenta, e que no seu périplo em redor do globo se cruza com figuras célebres que o irão orientar ou desorientar na sua busca: um comediante, um político, um realizador, um escritor, uma músico, um filósofo e um astronauta.

«Numa altura em que estamos perdidos, é importante saber o que nos move», explicou o realizador de «José & Pilar» na conferência de imprensa de apresentação do filme.

Miguel Gonçalves Mendes explora com o projeto «O Sentido da Vida» uma forma de financiamento que não é novidade mas é pouco usada em Portugal. Através do crowdfunding, qualquer um poderá investir no filme com vários montantes, recebendo um retorno simbolica ou realmente equivalente ao do dinheiro que foi aplicado no filme.

O orçamento para «O Sentido da Vida» é de 800 mil euros e o realizador espera reunir parte desse montante através deste modo de financiamento coletivo. «Provavelmente vou conseguir co-produção de outros países mas quero que o filme continue a ser português», disse.

As modalidades de investimento são várias: uma chamada de valor acrescentado ou um sms com o texto «quero descobrir o sentido da vida», cujos valores revertem para o projeto; com dois euros pode comprar-se um frame do filme; 10 euros valem a pré-compra de um DVD autografado; 20 euros dão direito a uma participação no filme, numa sequência específica em que várias caras se sobrepõe no ecrã e, finalmente, com mais de cinco mil euros qualquer um pode tornar-se co-produtor do filme e ter direito a uma percentagem de lucro.

«Queremos promover a ideia de esforço coletivo e também a ideia de que sem o apoio uns dos outros nada vai a lado nenhum», sublinhou o cineasta, que deixou também um apelo a algumas das maiores empresas de Portugal para que invistam na Cultura, já que, para ele, «a lei do mecenato não funciona».

Toda a informação sobre os modos de financiamento e sobre o projeto está disponível no
site oficial osentidodavida.sapo.pt, que também servirá, durante os próximos três anos, como plataforma de acesso exclusivo à produção, que irá «documentar o documentário».

Será também lançado um concurso nacional para a criação de um dos cartazes do filme e, para os investidores que quiserem conhecer melhor a obra do realizador, começará no dia 26 de julho, no Cinema City Alvalade, em Lisboa, a
retrospetiva «O Cinema de Miguel Gonçalves Mendes. Também disponível para venda está um pack de DVDs com a obra do cineasta.

Meo Kanal «O Sentido da Vida»