A Lucasfilm e Disney vão repensar a sua estratégia após "Han Solo: Uma História de Star Wars" sentir grandes dificuldades na sua estreia, tanto nos EUA como no resto do mundo.

O segundo "spin-off" da saga, dedicado à juventude do contrabandista mais famoso da galáxia, cumpriu os serviços mínimos nas bilheteira e ficou pelos 83,3 milhões nos primeiros três dias nos EUA. A projeção para os quatro dias (este é o fim de semana do "Memorial Day") é de 101 milhões.

Os resultados ficaram muito abaixo das expectativas, que já tinham sido revistas em baixa e apontavam para os 130 a 150 milhões.

"Star Wars: O Despertar da Força", que revitalizou a saga após uma ausência de mais de dez anos, arrancou com 248 milhões em dezembro de 2015, seguido um ano mais tarde pelo primeiro "spin-off", "Rogue One: Uma História de Star Wars", que conseguiu 155 milhões. Mais um ano e "Star Wars: Os Últimos Jedi", segundo filme da nova trilogia, alcançou 220 milhões.

"Han Solo" também estreou em quase todos os grandes mercados internacionais com exceção do Japão e está a fracassar, com apenas 65 milhões, chegando a ser ultrapassado em vários países pelo segundo fim de semana de "Deadpool". Destaca-se o segundo maior mercado do mundo: com 10,1 milhões, os espectadores chineses voltaram a mostrar que não querem nada com a saga.

Feitas as contas, o valor global do arranque de mais um Star Wars" ficou pelos 148,3 milhões, quando muitos pensaram que chegasse aos 300 milhões.

"Han Solo" chegou apenas seis meses após "Os Últimos Jedi" e os resultados fazem pensar se são sinais de fadiga dos espectadores.

Por agora, o que é certo é que a  Lucasfilm e Disney vão reavaliar a estratégia com a saga quando se sabe que estão planeadas duas novas trilogias e filmes sobre Obi-Wan Kenobi, Lando Calrissian e Boba Fett.

"Estamos todos mergulhados no assunto e vamos passar muito tempo a analisar as razões para as coisas terem acontecido como aconteceram. Temos um ano e meio antes de estrear o Episódio IX", explicou o chefe da distribuição da Disney, citado pelo Hollywood Reporter.

"Tivemos tanto sucesso. Os três filmes anteriores fizeram 4 mil milhões de dólares de negócio nas bilheteiras, portanto não se sente que a saturação seja necessariamente uma preocupação, mas ainda estamos a responder a todas as perguntas", salientou este responsável dos estúdios.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.