A história é verídica e há muito que pedia para ser adaptada ao cinema: Eugene Allen é um afro-americano que cresceu no Estado da Virginia e sofreu na pele os efeitos do racismo, mas começou a trabalhar na Casa Branca em 1953 e serviu oito presidentes dos EUA durante 34 anos, de Harry Truman a Ronald Reagan.

Lee Daniels, o realizador de «Precious», resolveu adaptar a história de Allen ao cinema no filme «The Butler», mudando-lhe os nomes mas mantendo o essencial da história, e rodeou-se de um elenco impressionante, com Forest Whitaker à cabeça. Oprah Winfrey interpreta a mulher dele, no papel que marca o seu regresso à atuação desde «Amada» (1998), e David Oyelowo encarna o filho ativista e rebelde do casal.

A interpretar figuras verídicas surgem John Cusack como Richard Nixon, Liev Schreiber como Lyndon Johnson, Alan Rickman como Ronald Reagan, Jane Fonda como Nancy Reagan, James Marsden como John Kennedy, Minka Kelly como Jackie Kennedy, Robin Williams como Dwight Eisenhower, Melissa Leo como Mamie Eisenhower e Nelsan Ellis como Martin Luther King, Jr..

Além destes, surgem ainda, noutros papéis, intérpretes como Cuba Gooding, Jr., Terrence Howard, Lenny Kravitz, Vanessa Redgrave, Alex Pettyfer e Mariah Carey.

«The Butler» tem estreia internacional agendada para 18 de outubro de 2013.