Como se pode constatar pelo seu mais recente êxito, «Vingadores: A Era de Ultron», parece que tudo o que a Marvel leva ao cinema se transforma em ouro.

De facto, a máquina do estúdio até tornou uns pouco conhecidos «Guardiões da Galáxia» num dos maiores sucessos de 2014.

A verdade é bem diferente: a história «moderna» de sucesso da Marvel começou com o primeiro filme que saiu da sua divisão cinematográfica em 2008, «Homem de Ferro».

Antes disso, a sua trajetória no cinema foi marcada pela forma como cedeu os direitos de várias personagens aos estúdios por causa da grave crise que enfrentou a meio dos anos 90.

Os resultados foram quase sempre filmes e telefilmes de fraca qualidade que eram verdadeiros equívocos que não faziam justiça à riqueza do material de origem.

A Marvel Studios nasceu precisamente da frustração da empresa por não ter qualquer controlo artístico e ver as personagens (mal)tratadas pelos estúdios, enquanto a sua rival, a DC Comics, fora bem-sucedida tanto com as adaptações de Batman como, em parte, de Super-Homem.

Ainda hoje, Homem-Aranha, X-Men, Hulk, Wolverine e Quarteto Fantástico são criações preciosas que estão fora da alçada direta da Marvel e já resultaram em sérias frustrações.

O SAPO recorda os filmes em que a Marvel não foi tida nem achada e que decididamente não fazem parte da sua gloriosa história.