O prémio do público da 17ª Festa do Cinema Francês foi para "Agnus Dei - As Inocentes".

Os espectadores no Cinema São Jorge em Lisboa votaram o prémio com patrocínio da RTP que se destina a apoiar com cinco mil euros a promoção nas salas de cinema um dos filmes com distribuição assegurada em Portugal apresentados na Festa. A estreia está marcada para 3 de novembro.

Realizado por Anne Fontaine e distribuído em Portugal pela Films4you,  "Agnus Dei - As Inocentes" baseia-se num episódio histórico, bem real e mal conhecido, ocorrido num convento de freiras por onde passaram soldados russos durante a Segunda Guerra Mundial, onde várias foram violadas e engravidadas.

O diário de bordo da médica de campanha da Cruz Vermelha que as ajudou chegou às mãos da realizadora através de um sobrinho da mesma.

'O que me chamou a atenção foi a força incrível desta história e a intensidade das emoções que ela desperta, as questões sobre a violência, a fé, a maternidade, sobre as relações entre o mundo laico e o mundo religioso. Fiquei empolgada com as possibilidades de expressar o encontro entre uma mulher de ciência, uma médica à frente de seu tempo, e estas freiras grávidas', recordou a cineasta.

Já um sucesso de bilheteira em França e nos EUA, depois da sua exibição em sala "Agnus Dei - As Inocentes" também tem passagem assegurada na RTP.

A 17ª Festa do Cinema Francês despediu-se domingo do Cinema São Jorge, em Lisboa, e do Fórum Romeu Correia, em Almada, continuando até terça-feira na Cinemateca Portuguesa. Começou também no domingo em Leiria e parte para outras cidades do país até à despedida em Setúbal a 13 de novembro.

Trailer.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.