Aos 58 anos, Robert Downey Jr. volta a estar na corrida aos Óscares graças à nomeação na categoria de Melhor Ator Secundário com "Oppenheimer".

Trata-se da terceira nomeação da carreira, 15 anos depois de surgir na mesma categoria com "Tempestade Tropical" (2008), em que a estatueta foi atribuída a título póstumo a Heath Ledger por "O Cavaleiro das Trevas".

Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares
Veja aqui a lista completa de nomeados aos Óscares
Ver artigo

Uns estonteantes 31 anos, foi a estreia nos prémios como o protagonista de Chaplin" (1992), sobre a lenda do cinema mudo, quando o vencedor foi Al Pacino por "Perfume de Mulher".

Passado tanto tempo, o ator diz que ganhar o Óscar com a estreia aos 27 anos teria sido a pior coisa para a sua carreira.

"Era jovem e louco. Teria ficado com a ideia que estava na direção certa", explicou numa participação recente no programa The View ao explicar qual a razão para ter dito numa entrevista que ficou "aliviado" por ter perdido.

"A Whoopi sabe", acrescentou, referindo-se a Whoopi Goldberg, a anfitriã do programa e com quem trabalhou na comédia "Os Desvairados" (1991).

"Estávamos nessas direções juntos", reagiu a atriz com um sorriso.

"Chaplin"

Confirmando a época conturbada, o ator teve vários problemas com a justiça logo nos anos a seguir a "Chaplin",chegando a cumprir penas de prisão de quatro e 15 meses relacionadas com a sua dependência das drogas.

Agora, é considerado o favorito para ganhar a estatueta dourada na cerimónia de 10 de março.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.