Vários jornais disseram que tudo não passou de uma jogada de marketing planeada pela empresa, patrocinadora da edição deste ano dos prémios da Academia.

Depois da gigantesca publicidade gerada quando a apresentadora, Ellen DeGeneres, usou um smartphone Samsung para tirar a foto, o gigante sul-coreano da tecnologia garantiu que doará 1,5 milhões de dólares a instituições de solidariedade escolhidas pela anfitriã.

O Wall Street Journal (WSJ) informou que a «selfie» com várias estrelas de Hollywood «não foi de todo um imprevisto», alegando que o uso de um smartphone Samsung era parte de um acordo de patrocínio e publicidade de 20 milhões de dólares com a ABC, a emissora que transmite a cerimónia.

Nos ensaios, executivos da Samsung ensinaram DeGeneres a usar o Samsung Galaxy com que a foto foi tirada, revelou o WSJ.

Outros meios destacaram que, apesar de a anfitriã ter usado o aparelho da Samsung para fazer a «selfie», ela usou o seu próprio iPhone para mandar os tweets enquando estava nos bastidores.

Em comunicado, no qual não negou que a foto tenha sido programada, a Samsung afirmou que o «selfie» foi algo que «ninguém esperava».

«Embora fôssemos um dos patrocinadores dos Óscares e tivéssemos um acordo com a ABC, agradou-nos ver Ellen a usar o dispositivo, quando o mundo inteiro falou da 'selfie'», declarou a empresa. «Foi uma grande surpresa para todos. Ela captou algo que ninguém esperava», completa a nota.

A Samsung acrescentou que «em homenagem a esse momento épico», que gerou mais de 3 milhões de retweets, a empresa doará 1,5 milhão de dólares a duas organizações de solidariedade escolhidas pela própria Ellen DeGeneres: o hospital pediátrico St. Jude's e a sociedade protetora dos animais Humane Society.

Várias estrelas, como Brad Pitt, Bradley Cooper, Meryl Streep, Kevin Spacey, Lupita Nyong'o e Jennifer Lawrence, aparecem no agora mais famoso «selfie» de sempre.

Durante a festa, Ellen DeGeneres contou que o Twitter tinha «crashado» por causa da subida de acessos ao site e que a «selfie» tinha batido o recorde de retweets.

A apresentadora convidou os espectadores a continuar a partilhar a foto. Em cinco minutos, o «selfie» já tinha sido partilhado 100 mil vezes e, em 90 minutos, 1,9 milhão de vezes.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.