O cineasta de 71 anos, vencedor de três Óscares, foi homenageado pela sua "extraordinária contribuição" à Sétima Arte durante o Festival de Cinema de Sarajevo.

"Aqueles entre vocês que conhecem a guerra, têm a obrigação de fazer com que as novas gerações lembrem as coisas que uma guerra provoca", disse o realizador a um público de aproximadamente 3.000 pessoas.

Este festival é celebrado em Sarajevo desde o ataque à cidade durante a violenta guerra dos Balcãs entre 1992 e 1995.

"Especialmente agora, que temo que meu país tenha perdido o equilíbrio e há uma geração de pessoas que não lembram a dor e a tragédia que a guerra causa. Estão a ser ditas em público coisas que são estúpidas e perigosas", disse Stone.

O presidente Donald Trump "fala da guerra como se fosse um jogo, mas é preciso lembrar que antes dele o nosso país fortaleceu os seus músculos durante setenta anos, os esteroides fizeram que se transformasse em algo irreconhecível em termos de poderes bélicos", afirmou. "Isso é algo muito aterrador para todos", acrescentou.

O festival criado como um "ato de resistência" durante o ataque à cidade atrai todos os anos estrelas de Hollywood, como Robert De Niro, Angelina Jolie, Brad Pitt, Juliette Binoche e Jeremy Irons.