A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que 20 longas-metragens de animação foram submetidas à consideração dos votantes para o Óscar de Melhor Filme de Animação.
Entre os pré-nomeados estão vários sucessos de bilheteira como «Rio 2», «Como Treinares o Teu Dragão», «O Filme Lego» e «Os Monstros das Caixas». Filmes que estavam entre os mais bem recebidos do ano como «O Menino e o Mundo» (Brasil), «Até que a Sbórnia nos Separe» (Brasil), «Tante Hilda!» (França e Luxemburbo), «The Prophet» (EUA, Canadá, Líbano e Quatar), não entraram na lista.
Uma vez que são mais do que 16 candidatos, a Academia poderá escolher cinco nomeados para a categoria, repetindo o que tem acontecido desde os Óscares referentes a 2011.
O Óscar de Melhor Filme de Animação foi atribuído pela primeira vez a «Shrek», referente a 2001, acompanhando o crescimento e diversidade do setor e correspondendo a uma aspiração antiga da indústria. Até 2013, foram nomeados 49 filmes e premiados 13.
Os títulos submetidos têm de ter mais de 40 minutos, usar uma técnica fotograma a fotograma, ter uma quantidade significativa das personagens principais animadas que preenchem não menos de 75% da duração.
A Academia salientou que alguns dos filmes ainda não tiveram a semana de exibição numa sala de cinema na área de Los Angeles para se qualificarem, o que significa que alguns poderão ser retirados.
Os nomeados serão anunciados a 15 de janeiro de 2015.
Comentários