David Benioff e D.B. Weiss, os criadores da série "A Guerra dos Tronos", escreverão e produzirão os novos filmes, cuja narrativa se passará à parte da saga principal de Luke Skywalker e da trilogia desenvolvida por Rian Johnson - argumentista e realizador de "Star Wars: Os Últimos Jedi".
"O David e o Dan são alguns dos melhores contadores de histórias a trabalhar atualmente", disse Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, em comunicado.
"A sua direção de complexas personagens, a profundidade da história e a riqueza da mitologia abrirá novos caminhos e corajosamente desafiará 'Star Wars' de maneiras que eu acho incrivelmente entusiasmantes".
Benioff e Weiss enviaram uma declaração conjunta que sublinha que sonhavam em viajar para a "galáxia muito, muito distante" desde que viram o filme original, em 1977.
"Estamos honrados com a oportunidade, um pouco aterrorizados com a responsabilidade e muito entusiasmados para começar assim que a temporada final de 'A Guerra dos Tronos' estiver completa", afirmaram.
A Lucasfilm não disse quantos filmes a nova série irá ter e não anunciou datas de estreia.
O presidente da Disney, Bob Iger, disse, quando a trilogia de Johnson foi anunciada em novembro, a saga "Star Wars" estava "a superar as expectativas", desde que o gigante do entretenimento adquiriu a Lucasfilm em 2012.
Os dois filmes da série principal a cargo da Disney - "Star Wars: O Despertar da Força" (2015) e "Star Wars: Os Últimos Jedi" (2017) - estão entre os 10 filmes com maior receita de bilheteira de todos os tempos, com faturações de dois mil milhões de dólares e de 1,4 mil milhões, respetivamente.
"Rogue One: Uma história Star Wars" (2016), o primeiro dos três filmes de spin-off programados, também faturou mais de mil milhões de dólares, aumentando as expectativas do sucesso do próximo filme, "Han Solo: Uma história Star Wars", que será lançado em maio deste ano.
"Star Wars" tornou-se a mais lucrativa e influente saga de filmes de todos os tempos, enraizada numa cultura "geek" que deu origem ao Silicon Valley e às tecnologias disruptivas.
"A Guerra dos Tronos", uma das séries de televisão mais populares e comentadas da sempre, começará a sua última temporada, com seis episódios, em 2019.
Comentários