A 64ª edição do Festival de Cinema de Berlim atribuiu hoje o Urso de Ouro de melhor filme a «Bai Ri Yan Huo» («Black Coal, Thin Ice»), do realizador chinês Diao Yinan.
Depois de encantar espetadores de todo o mundo com «O Quebra Corações», o realizador Pascal Chaumeil regressa com outra comédia romântica, «Um Plano Perfeito», com Dany Boon e Diane Kruger, sobre a qual esteve à conversa com o SAPO Cinema.
«O Filme Lego» só estreia no final de fevereiro mas as icónicas figurinhas já chegaram aos Óscares, pelo menos por via do humor, com paródias a todos os nove nomeados ao troféu de Melhor Filme.
Nem só de samba se fará a sequela de «Rio»: o mais recente «trailer» de «Rio 2» olha com muito humor para outra tradição sul-americana, a telenovela, neste caso de raiz venezuelana ou mexicana.
As quatro músicas nomeadas este ano ao Óscar de Melhor Canção vão ser cantadas na cerimónia de entrega das estatuetas douradas por quem nos filmes lhes deu voz: os U2, Karen O, Pharrell Williams e Idina Menzel.
Uma homenagem ao cinema húngaro, a antestreia do novo filme do realizador Hayao Miyazaki e os 50 anos da Pantera Cor-de-Rosa fazem, em março, o Monstra - Festival de Animação de Lisboa, hoje apresentado.
Mais de 25 anos após a estreia de «Robocop - O Polícia do Futuro» chega às salas de cinema o «remake» assinado pelo brasileiro José Padilha. As diferenças entre os dois são muitas mas o SAPO Cinema assinala cinco das mais significativas.
Uma história de amor muito fora do comum entre um homem e um sistema operativo está no centro de «Uma História de Amor de Spike Jonze, uma experiência a não perder no cinema com Joaquin Phoenix e Scarlett Johansson.
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, estará hoje no parlamento para dar explicações sobre o apoio à produção de cinema, numa altura em que o Governo propõe alterações à atual lei.
A atriz americana Scarlett Johansson receberá um prémio honorário durante a 39ª cerimónia dos César, o equivalente francês ao Óscar, anunciou Alain Terzian, presidente da Academia Francesa de Artes e Técnicas do Cinema.
A atriz Shirley Temple, que se celebrizou ainda em criança pelos seus papéis no cinema, morreu aos 85 anos. Foi a mais mítica «child star» da história do cinema e a mais jovem vencedora de um Óscar.
É uma tradição anual da Academia. Os nomeados aos Óscares juntam-se na maior pompa para um almoço de convívio. Do encontro sai uma fotografia de família que bate quase sempre o recorde de maior concentração de estrelas por metro quadrado.
Da «Guerra das Estrelas» a «A Vida de Pi», passando por «Parque Jurássico» e «Matrix», os vencedores dos Óscares de Melhores Efeitos Visuais foram coligidos num vídeo pelo realizador Nelson Carvajal.
No fim-de-semana de estreia nos EUA, «O Filme Lego» arrecadou cerca de 69 milhões de dólares nas bilheteiras, tornando-se a segunda maior estreia de sempre no mês de fevereiro.
«Uma História de Amor de Spike Jonze», título português de «Her», é um dos filmes mais elogiados de 2013, nomeado a cinco Óscares, incluindo aos de Melhor Filme e Melhor Argumento Original, para Spike Jonze.
«Vivir es Fácil con Los Ojos Cerrados», comédia de David Trueba sobre as peripécias de um professor de inglês determinado a falar com John Lennon na Espanha franquista, ganhou neste domingo o prémio Goya de melhor filme.
A distribuidora cinematográfica Columbia Tristar Warner encerrará a 31 de março o escritório em Portugal, por questões de «rendibilidade» e de «quebras no mercado», levando à saída de 14 trabalhadores, disse à Lusa fonte da empresa.
É um dos filmes de que mais se fala: «Quanto Tudo Está Perdido» é uma fita de «ação existencialista», com Robert Redford a merecer todos os elogios no papel do náufrago protagonista. O ator e o realizador fazem as apresentaçõers do filme.
Philomena Lee, a mulher que serviu de inspiração ao filme «Filomena», que relata a sua busca pelo filho que 50 anos antes uma instituição católica entregou a uma família de acolhimento, encontrou-se com o papa Francisco, no Vaticano.
O festival de cinema de Berlim, que se inicia hoje com «The Grand Budapest Hotel», de Wes Anderson, conta este ano, na competição oficial, com as curtas-metragens «As Rosas Brancas», de Diogo Costa Amarante, e «Taprobana», de Gabriel Abrantes.
Pharrell Williams é o primeiro cantor cuja presença está confirmada na próxima cerimónia de entrega dos Óscares, com o tema «Happy», nomeado à estatueta de Melhor Canção Original.
A busca de uma mãe por um filho que não viu durante 50 anos está no centro de «Filomena». O filme está nomeado para quatro Óscares e é a nossa estreia da semana.
Pedro Fernandes, Ricardo Carriço, Pedro Lima e FF são alguns dos nomes no elenco de «Eclipse em Portugal», que se auto-denomina «o verdadeiro filme de faca e alguidar», e é realizado por Alexandre Cebrian Valente.