A Kino decorre entre 18 e 24 de janeiro em Lisboa no cinema São Jorge, com extensões a seguir para Porto (de 25 a 28 de janeiro no Teatro Municipal Rivoli e Cinema Passos Manuel) e Coimbra (de 14 a 16 de fevereiro no Teatro Académico Gil Vicente). O SAPO MAG escolheu dez dos filmes selecionados para
A 16 de janeiro de 1998 foi a vez de Portugal ver o filme que já era um fenómeno: mais do que os espantosos efeitos especiais, o romance de Jack e Rose emocionava espectadores em todos os continentes. Leonardo DiCaprio, Kate Winslet e outros embarcaram na viagem de James Cameron que revolucionou car
Os Critics' Choice Awards deram prémios às estrelas de cinema e televisão. Depois do preto nos Globos de Ouro contra o assédio sexual, outras cores voltaram à passadeira vermelha.
A média não chega a um filme a cada seis semanas: 2018 voltará a ser dominado pelos super-heróis. A Marvel arranca com "Black Panther" e a DC fecha o ano com "Aquaman".
Nomeados, apresentadores e outras estrelas passam pela passadeira vermelha nas horas que antecedem a 75ª cerimónia. Em comum: o preto, numa manifestação de união e apoio ao movimento contra os assédios sexuais.
Como é tradição, o ano arranca com os filmes que podem ser nomeados para os Óscares, mas também surgem logo sequelas e outras grandes apostas. Pelo meio há alguns dramas a tentar furar o domínio dos "blockbusters" americanos.
Nem sempre os filmes corresponderam ao que prometiam os seus cartazes, mas estes estão entre os mais sugestivos que estiveram nas salas de cinema portuguesas.
Dos escândalos sexuais que envolveram Harvey Weistein ou Kevin Spacey aos fracassos de bilheteira de filmes que ensombraram as carreiras de Scarlett Johansson ou Ryan Gosling, são várias as personalidades que se despedem bastante chamuscadas de 2017.
Dele se disse um dia que era um grande ator encurralado num corpo e cara de estrela de cinema, mas Jude Law soube construir uma carreira em que, nos seus melhores momentos, a (atraente) imagem ficou para segundo plano.
Embora Portugal ainda não faça parte da rota das grandes produções internacionais, alguns filmes ajudaram a furar o bloqueio e trouxeram grandes estrelas: o mais recente foi "A Promessa", com Christian Bale e Oscar Isaac, que chegou esta semana às salas.
Podem não ter começado este ano, mas só agora é que verdadeiramente se fizeram notar a sério no grande ecrã: para estas revelações, o que fizeram em 2017 separa o antes e depois nas suas carreiras.
Os escândalos sexuais que deixaram Hollywood em choque e entretanto alastraram a outras esferas da sociedade americana, a bronca dos Óscares e o aumento do poder da Disney são alguns dos acontecimentos da indústria do entretenimento que marcam 2017.
Segundo os barómetros do Rotten Tomatoes, que recolhe as opiniões de críticos e espectadores, estes são os piores filmes que chegaram às salas de cinema em 2017.
Um filme de Martin Scorsese sobre jesuítas portugueses, o olhar de Christopher Nolan sobre um dos momentos decisivos da Segunda Guerra Mundial e a nova animação da Pixar sobre os sonhos de um rapaz mexicano estão entre as 10 escolhas cinéfilas da equipa do SAPO Mag para mais um balanço do ano.
Quando começou era apenas a filha do lendário ator Henry Fonda, mas soube criar uma grande carreira para lá do apelido. Incendiou a América com o seu ativismo político na década de 70, a mesma em que ganhou dois Óscares. Aos 80 anos, também ela é uma lenda do cinema americano.
Estrearam em Portugal e primam pela diversidade: além do drama nas suas diferentes abordagens autorais, há terror, animação, documentários. Distinguidos pela crítica internacional e em festivais, estes são alguns dos mais marcantes filmes que fugiram às fórmulas narrativas e aos gastos maciços das m
Jerry Lewis, uma das maiores lendas da comédia americana, Roger Moore, o eterno 007 e, num dos grandes choques, Bill Paxton, que vimos em ação em filmes como "Aliens" e "Titanic", foram algumas das estrelas a quem dissemos adeus este ano.
Edgar Ascensão é um dos artistas que está presente no Artists' Alley da Comic Con Portugal, que decorre até domingo, 17 de dezembro, na Exponor, em Matosinhos. O designer trouxe até à maior convenção de cultura pop do país alguns cartazes alternativos de filmes.
Deu os primeiros passos da carreira nos clubes noturnos de comédia e na televisão, mas agarrou a primeira oportunidade a sério no cinema com um "Um Domingo Qualquer" em 1999 e cinco anos mais tarde ganhava o Óscar com "Ray". Ator, cantor e comediante, eis os 12 filmes essenciais de Jamie Foxx.
É mais um balanço de cinema, mas este é da importante revista britânica, que elegeu os melhores filmes do ano com mais de 180 críticos, programadores de festivais e académicos. Há um filme com co-produção portuguesa e uma série de TV entrou pela primeira vez na lista.
Foi há 20 anos que Matt Damon e Ben Affleck se tornaram estrelas e Robin Williams finalmente ganhou o Óscar com este filme sobre o carismático rebelde que era um brilhante matemático mas trabalhava como empregado de limpeza e dividia-se entre o bar local e a esquadra de polícia mais próxima.
A Mostra de Cinemas Ibero-Americanos - No Escurinho do Cinema decorre entre 4 e 16 de dezembro no cinema São Jorge, em Lisboa. O evento junta 41 filmes e o SAPO Mag falou com um dos programadores, Carlos Nogueira, para destacar 10 que são imperdíveis.
Inglaterra já sabe que a história de amor entre o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle vai dar casamento real em maio de 2018, mas no cinema já existem muitos contos de fadas entre membros da realeza e plebeus.