É a primeira longa-metragem chinesa totalmente independente, produzida, escrita, animada e realizada por uma só pessoa, Liu Jian. «Piercing 1» tem vencido vários prémios internacionais, incluindo no Cinanima.
Um dos melhores filmes animados japoneses da actualidade, assinado pelo muito elogiado Mamoru Hosoda, que com ele venceu pela segunda vez o Prémio da Academia Japonesa para Melhor Animação do Ano.
Com o espectáculo multimédia Pika Pika, uma selecção de filmes holandeses e a apresentação de Luís Franco-Bastos, a cerimónia de abertura da Monstra encheu o Cinema São Jorge e o SAPO foi ver como tudo se passou.
Embora fosse conhecido essencialmente pela sua actividade jornalística, na rádio, na imprensa e na televisão, Artur Agostinhotambém teve uma carreira paralela de actor, geralmente com pequenos papéis mas que ficaram na memória.
Um documentário imperdível sobre o realizador argentino que dirigiu as primeiras longas-metragens de animação da história, hoje consideradas desaparecidas.
Longas-metragens em competição, filmes muito curtos, oficinas sobre animação com alfinetes, música e dança, há de tudo este ano na décima edição da Monstra - Festival de Animação de Lisboa que hoje começa.
O mais recente filme de François Ozon tem reunido elogios um pouco por todo o lado, com a icónica dupla de actores Catherine Deneuve e Gérard Depardieu no alvo de todas as atenções. O SAPO foi recolher as opiniões na antestreia em Lisboa.
Super-heróis, ursinhos de peluche, invasões extraterrestres e piratas das Caraíbas são algumas das propostas cinematográficas mais aliciantes entre os potenciais «blockbusters» da Primavera.
De «Três Homens a um Bebé», passando por «O Rei Leão», até «Sintonia de Amor», a Sétima Arte tem relações parentais para todos os gostos. No Dia do Pai, o SAPO Cinema olha para alguns dos mais memoráveis filmes com pais e filhos.
Vila do Conde é o palco de uma exposição sobre os estúdios ingleses de animação mais famosos da Europa. Cenários, adereços e muitas curiosidades sobre o processo de produção de êxitos como «Wallace e Gromit» para ver até 5 de Junho.
Depois de «Jogos de Poder», Tom Hanks volta a contracenar com Julia Roberts numa comédia romântica que também realiza, e que co-escreveu em parceria com Nia Vardalos. O primeiro trailer acaba de chegar à internet.
Mãe e filha na vida real, Isabelle Huppert e Lolita Chammah interpretam papéis de mãe e filha inversos aos padrões normais em «Copacabana», que chega hoje às salas portuguesas. O SAPO esteve à conversa com as duas actrizes.
Como perfeitas divas francesas, Isabelle Huppert e Lolita Chammah passaram por Portugal para apresentar «Copacabana». O «e-Cinema» destaca o filme de Marc Fitoussi nas estreias da semana.
Se o Coelhinho da Páscoa fosse atropelado, quem faria a distribuição de ovos de chocolate por ele? É essa a premissa de um novo filme semi-animado, cujo trailer dobrado está em exclusivo no SAPO.
O documentário não tem cumprido com o seu papel de intervenção política e é «urgente» relembrar a sua «força», numa altura de «grande conturbação política e social», frisa a programadora da mostra Panorama, apresentado hoje.
«A Maldição do Faraó: As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec» é o novo filme de Luc Besson e adapta uma célebre BD de Jacques Tardi. O SAPO falou com a protagonista do filme, Louise Bourgoin.
J.J.Abrams juntou-se a Steven Spielberg para um filme misterioso, «Super 8», cujo argumento está a ser revelado a conta gotas e que vê alguns dos seus segredos desvendados no primeiro trailer completo, que acaba de chegar à internet.
Manthia Diawara e Lydie Diakhaté são os autores do livro «Cinema Africano: Novas Formas Estéticas e Políticas», que será apresentado a 12 de Março, às 19h30, na Fnac Chiado, em Lisboa.
Antes conhecíamo-los como Estrumpfes, agora preparam-se para chegar aos ecrãs de todo o mundo como Smurfs, em cruzamento de imagem real e animação por computador. O trailer mais completo acaba de chegar à internet.
O filme «Buried», de Rodrigo Cortés, uma história claustrofóbica com Ryan Reynolds enterrado vivo, abre hoje a Mostra Syfy de Cinema Fantástico no cinema Londres, em Lisboa.
O realizador português Alberto Seixas Santos esteve mais de dez anos sem estrear uma nova longa-metragem, mas regressa agora ao cinema com um filme que aborda a solidão e a «crueldade» da passagem do tempo.
A Solar - Galeria de Arte Cinemática, de Vila do Conde, recebe, a partir de sábado, uma retrospectiva da obra dos famosos estúdios ingleses Aardman, numa iniciativa integrada no programa ANIMAR 6.
Apesar de a lista de estreias ser extensa, o destaque da semana vai para «Os Agentes do Destino», uma adaptação de um conto de Philip K. Dick com Matt Damon no principal papel.