A Disney tem muitas princesas na sua história e esta semana chega às salas a sua nova protagonista feminina: chama-se Vaiana, vem da Polinésia e pode dizer-se que é uma princesa mas muito pouco convencional. E existem heroínas que escaparam mesmo à tradição de realeza dos filmes do estúdio.
Em 2014, a galeria de arte iam8bit em Los Angeles fez uma exposição com trabalhos inspirados em sequelas que não existiam. Foi tão popular que agora no fim de novembro a imaginação de vários artistas inspira uma nova exposição, apropriadamente intitulada "Sequel 2".
Com a chegada de Newt Scamander ao cinema, J.K. Rowling expande o mundo que criou para Harry Potter há 20 anos e prepara-se para prolongar a magia por muitos anos. Para trás fica um passado com oito filmes, mas alguns são melhores do que outros.
Em 2017 chega a versão em imagem real de "A Bela e o Monstro", mas a Disney não poupou esforços para recriar a magia que tornou um clássico o filme de animação de 1991. Vale a pena comparar como ficam as principais personagens.
Começou por ser "The Rock", mas ganhou o direito a usar o seu nome quando conquistou Hollywood como o mais credível sucessor de Arnold Schwarzenegger. Dwayne Johnson foi eleito o homem mais sexy do mundo pela People Magazine e promete continuar no centro das atenções nos próximos anos.
J.K. Rowling renova o fenómeno Harry Potter com um novo herói, o tímido e gentil Newt Scamander. À sua volta estão novas personagens e a história não se podia passar num local mais diferente de Hogwarts: a cidade de Nova Iorque. As estrelas assistiram à antestreia europeia na terça-feira.
Tornou-se notada como adolescente grávida em "A Vida Secreta de uma Teenager Americana" e filha de George Clooney antes de se tornar líder numa sociedade futurista sem esperança. Essa revolução foi interrompida pelas bilheteiras e agora Shailene Woodley festeja 25 anos à procura de novos desafios.
Emma Stone e Nicole Kidman foram algumas das estrelas que se juntaram para homenagear Jackie Chan, a editora Anne V. Coates, o diretor de casting Lynn Stalmaster e o cineasta Frederick Wiseman, que receberam Óscares honorários na oitava cerimónia dos Governors Awards.
Hollywood aposta em força nas sequelas e não apenas para o verão. Xander Cage, Logan, Thor, Luke Skywalker, John Wick, Jack Sparrow, Dominic Toretto, Paddington, Transformers, macacos e aliens são alguns dos que estão de volta.
Inventados ou baseados nos que existiram, são muitos os exemplos de presidentes dos EUA no cinema. Com aquele país no processo de eleger o seu 45º líder, o SAPO Mag recorda as figuras mais ou menos históricas que viveram no grande ecrã.
Rami Malek vai ser Freddie Mercury num 'biopic' sobre a estrela dos Queen e as reações foram de espanto, mas na longa tradição de Hollywood existe de tudo nas parecenças físicas entre atores e figuras reais.
Os Hollywood Film Awards juntaram em ritmo descontraído muitas estrelas que nas próximas semanas vão disputar as atenções na temporada de prémios que culmina nos Óscares.
Agora os seus filmes são lançados em vídeo ou estreiam na Rússia e Kuwait, mas Steven Seagal chegou a intrometer-se no território dominado por Stallone e Schwarzenegger, distribuindo muitos golpes de Aikido pelos infelizes que o enfrentavam.
Em "The Accountant - Acerto de Contas", que estreia esta semana nos cinemas portugueses, Ben Affleck é um contabilista com talentos que não revela no currículo. E existem outros assassinos no cinema que parecem muito normais à primeira vista...
Durante meses, o candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos tem sido o alvo de muitas piadas. Os cartazes de filmes famosos manipulados em que, como não podia deixar de ser, é a grande estrela, estão entre os que têm mais sucesso.
Ben Affleck regressa esta semana ao convívio dos espectadores portugueses com "The Accountant - Acerto de Contas", o mais recente filme de uma carreira já longa com muitos pontos altos, mas também alguns acidentes de percurso que iam deitando tudo a perder.
Após muitos anos de magia dos efeitos especiais, "Doutor Estranho" traz oficialmente as artes mágicas para o universo da Marvel e junta-se a outras grandes figuras cheias de truques no cinema.
A estreia de "O Bosque de Blair Witch" trouxe de volta Heather Donahue, que ganhou alguma fama com "O Projecto Blair Witch" em 1999. Mas ela acabou por ser uma das estrelas que decidiram dar outra orientação às suas carreiras e hoje têm vidas (quase) normais...
"Doutor Estranho" estreou esta semana e é o mais recente super-herói a juntar-se ao universo cinematográfico da Marvel. Para lá de todas as especulações, estes são os próximos filmes alinhados pelo estúdio para satisfazer milhões de espectadores em todo o mundo.
Já não basta a imaginação das crianças: os brinquedos começam a ganhar vida também no cinema. Os adoráveis "Trolls" chegam esta semana às salas e, depois de vários falhanços, Hollywood espera que se tornem tão popular como "Transformers".
Estreia esta semana "O Bosque de Blair Witch", a sequela direta do mítico filme de 1999 sobre três estudantes de cinema que desapareciam ao fazer um documentário. Foi no mesmo ano de "Matrix" e de outros filmes de uma das melhores colheitas cinematográficas da história de Hollywood.
Foram muitas as caras de Benedict Cumberbatch desde que se tornou famoso como o detetive Sherlock Holmes na série da BBC: já esteve no espaço e na Segunda Guerra Mundial. Esta semana o público vai vê-lo no papel mais aguardado de todos: o de "Doutor Estranho" para a Marvel.
A importante revista francesa Les Inrockuptibles publicou a sua lista dos melhores filmes deste século. A liderar está "Mulholland Drive" e o TOP 25 inclui três filmes portugueses, com mais dois a aparecerem na lista alargada dos 100.
"Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás" estreia esta semana e traz de volta um favorito do público: há mais de 30 anos os filmes de Tom Cruise dão muitos milhões a Hollywood e nem todos se chamam "Missão Impossível", mas também existiram algumas desilusões.