As festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz são organizadas pelo município e arrancam na próxima quarta-feira, com uma cerimónia oficial seguida de marchas populares.

O desfile é protagonizado pelas marchas infantis do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia, da Componente de Apoio à Família do Jardim de Infância de Reguengos de Monsaraz e da Sociedade Recreativa Campinhense, assim como pelas marchas do Centro Cultural Caridadense 1.º Maio e do Câmara Reguengos Clube.

Na mesma noite, divulgou hoje a autarquia, atua também a banda Função Públika, oriunda de Chaves e pioneira na introdução do palco móvel em camião, com o primeiro dia de festividades a encerrar com um espetáculo pirotécnico.

A cerimónia do içar das bandeiras dá o pontapé de saída para o segundo dia das festas, na quinta-feira, feriado municipal.

Na Praça da Liberdade, vão estar concentradas as imagens dos padroeiros das comunidades cristãs do concelho de Reguengos de Monsaraz e de seguida realiza-se uma eucaristia.

O programa noturno é marcado por um espetáculo com Emanuel, com mais de 20 discos editados, e a atuação de vários DJs.

Boss AC, um dos pioneiros do rap em Portugal, que já editou cinco discos, sobe ao palco na noite de sexta-feira, depois da realização do desfile de moda “Reguengos Fashion” e antes de atuar o DJ Grouse, acompanhado por Martin, dos Santos e Pecadores.

A Corrida da Família, prova sem caráter competitivo e que vai ter participantes de todas as idades, de forma a fomentar a prática desportiva, e o Concurso de Ganadarias, na Praça de Toiros José Mestre Baptista, são as atrações de sábado.

Os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e João Maria Branco vão lidar toiros das ganadarias Engenheiro Luís Rocha, Branco Núncio, Dias Coutinho, Santa Maria, Pégoras e Passanha Sobral, enquanto os forcados são os Amadores de Monsaraz, S. Manços e Redondo.

Os Azeitonas, grupo liderado por Miguel Araújo e formado no Porto, em 2002, são a proposta musical para essa penúltima noite. A banda, que se tornou conhecida com a música “Anda comigo ver os aviões”, tem previsto para este ano editar o seu 4.º disco de originais, intitulado “Pander”.

O último dia das Festas de Santo António inclui, entre outras atividades, desfile e atuação de fanfarras de bombeiros pelas ruas da cidade, marchas populares e o musical “50 Anos 50 Cantigas”.

Ao longo das festividades, os visitantes têm ainda à sua disposição uma mostra de gastronomia, uma exposição de motas clássicas e as mostras “Tantas Décadas numa História”, que assinala os 175 anos do concelho, e “Grande Lago – Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo”.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.