
O TAGV explica ser este um “concerto inédito na Europa”, depois de as partituras desta obra terem sido disponibilizadas, em exclusivo a este trio.
“Ryuichi Sakamoto é não só um dos compositores contemporâneos mais solicitados, como provavelmente o mais versátil. As bandas sonoras que concebeu para filmes como ‘O Último Imperador’, ‘Babel’ ou ‘O Monte dos Vendavais’ e uma seleção de obras, compostas posteriormente, foram reunidas no trabalho discográfico '1996', para piano, violino e violoncelo, e apresentado em duas digressões mundiais de sucesso marcante, no percurso deste músico”, diz nota daquele teatro académico.
Criado para a apresentação desta obra e formado pelo pianista João Vasco, o violinista Pedro Lopes e a violoncelista Sofia Gomes, “o trio e n s 3 m b l e [trio ens3mble] propõe a apresentação deste concerto em formato multimédia, com a projeção de vídeos concebidos para cada uma das obras de 1996”, acrescenta o TAGV.
“Sintética e harmoniosamente, '1996' reflete as influências e o amplo universo estético que Sakamoto alcança: de Debussy a Schumann, de Steve Reich à música tradicional japonesa, do depurado tratamento melódico ao minimalismo surpreendente”, esclarece o mesmo documento.
O TAGV diz ainda que o “recital multimédia, com projeção de vídeos da autoria de João Vasco, ilustra o espírito onírico e contemplativo que caracteriza as obras musicais de Sakamoto. As partituras foram transcritas pelo pianista Eduardo Jordão, uma vez que não há partituras disponíveis”.
@Lusa
Comentários