Benjamin Curtis (ex-Secret Machines) e as irmãs gémeas Alejandra e Claudia Deheza (ex-On! Air! Library!) conheceram-se quando os seus projectos faziam as primeiras partes dos Interpol, em 2007, e as afinidades então descobertas levaram à criação de uma nova banda, que desde aí concentra as suas principais atenções.
E assim, depois de um belo álbum de estreia, "Alpinisms" (2008), os School of Seven Bells provam agora que essa ligação não foi apenas passageira. "Disconnect From Desire", o disco sucessor, foi editado este mês e dificilmente desilude quem se deixou encantar pelo primeiro.
Mais uma vez, o trio norte-americano mergulha num som etéreo, misterioso e envolvente, com camadas de electrónica aural que não esconde a filiação dream pop e shoegaze. Quem ouvir os dois álbuns poderá encontrar paralelismos com as atmosferas dos Cocteau Twins, Curve ou Lush mas também com os mais contemporâneos Telepathe, Au Revoir Simone ou Asobi Seksu - boas referências com que os School of Seven Bells são capazes de ombrear em canções como "Half Asleep" ou "Iamundernodisguise".
E como a partilha ou criação de novos projectos parece entusiasmar Benjamin Curtis, o músico formou, juntamente com Steve Shelley, dos Sonic Youth, ou Michael Rother, dos Neu!, a superbanda Hallogallo 2010, cujo primeiro concerto está agendado para Outubro no Festival Supersonic, em Birmingham.
Mas antes, já na próxima quinta-feira, é a vez de espreitar os School of Seven Bells em Guimarães e dançar com o DJ set de Rui Maia, dos X-Wife. A actuação surge integrada no Festival Manta, que nos dois dias seguintes propõe os Blood Red Shoes, já habituais em palcos nacionais (e que regressaram este anoao doSantiago Alquimista) e os The Phenomenal Handclap Band (que fizeram a primeira parte dos Franz Ferdinand em Lisboa, no ano passado), respectivamente.
Local: Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
Data: 22 Julho
Início: 22 horas
Preço: 10 euros
Videoclip de "Half Asleep":
Videoclip de "My Cabal":
Comentários