O evento organizado em conjunto pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG) e pela Junta de Castilla y Léon (Espanha) decorre entre quarta-feira e domingo, 22 de julho, com espetáculos no café concerto do TMG e ao ar livre, no Jardim José de Lemos, no centro da cidade.
De acordo com o diretor do TMG, Américo Rodrigues, o festival tem "a função de ajudar a animar as noites de verão da cidade da Guarda, com um programa que se pretende de qualidade".
O responsável destacou a presença da cantora Sharrie Williams, apelidada de "Princesa do Rockin' Gospel Blues", que se apresenta no sábado, dia 21, no palco do Jardim José de Lemos.
O festival começa na quarta-feira, com o concerto do músico português Frankie Chavez, no café concerto, pelas 22:00.
A organização refere que Frankie Chavez "é um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, tendo vindo a ser referido como a mais recente revelação blues do sul da Europa".
Na quinta-feira, também no café concerto, atua o projeto nacional Indiana Blues Band, do músico André Indiana, que incorpora toda a estética dos Blues e de uma Blues Band.
O grupo Spikedrivers (Reino Unido) é o terceiro a animar o Transblues, com atuação agendada para as 21:30 de sexta-feira, no Jardim José de Lemos.
"A crítica especializada considera a banda como uma das mais inovadoras e originais da atualidade", assinala o TMG.
Na noite de sábado (21:30), o público da Guarda é convidado a sair à rua para escutar a norte-americana Sharrie Williams, que estará acompanhada pelo grupo The Wise Guys.
"Os seus concertos são incríveis. Sharrie impressiona pelas suas poderosas performances cheias de alma", refere a organização.
O festival Transblues termina no domingo, 22 de julho, com o concerto do grupo espanhol Guitar Not So Slim, também no palco do Jardim José de Lemos (21:30).
O evento anual, realizado pela primeira vez em 2009, tem o apoio da Câmara Municipal da Guarda e do Ayuntamiento de Béjar (Espanha), no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP).
@SAPO com Lusa
Comentários