"Dedica-se não só à música do período barroco, do século XVII e primeira parte do século XVIII, mas também às influências que determinaram esse período ou que se produziram depois. A ideia central é celebrar o barroco, quer sejam as suas influências, quer sejam as suas consequências", explicou um elemento da direção artística da Casa da Música, Alexandre Santos, à agência Lusa.

Logo no primeiro dia do festival, pelas 18:00, o Coro Casa da Música apresenta a interpretação "Cantos Sagrados", com a "Missa in Illo Tempore" de Monteverdi e o "Stabat Mater" de Scarlatti, num evento igualmente associado às celebrações dos 250 anos da Torre dos Clérigos.

"É um concerto de música sacra. Vamos ter dois compositores muito importantes nesse contexto: o Claudio Monteverdi e Domenico Scarlatti. No primeiro, faremos uma missa e, no segundo, um ‘Stabat Mater', que é uma espécie de composição dedicada a Nossa Senhora", descreveu Alexandre Santos.

Na sequência do festival, a sala Suggia recebe, no dia 02 de novembro, o pianista Andreas Staier, que "faz as suas interpretações em instrumentos da época em que as obras foram escritas" e vai trazer a palco, as Variações Diabelli de Beethoven, resultado de um longo processo de composição, concluído em 1823.

No dia seguinte, a Casa da Música - que este ano escolheu Itália como tema da sua programação - promete levar os visitantes numa viagem até ao antigo Reino de Nápoles, com o concerto Accordone Ensemble, agrupamento que procura refletir a tradição do canto popular napolitano.

"Procura fazer um programa muito ligado à tradição urbana de Nápoles, no século XVIII, com canções e obras napolitanas, que resultam de um trabalho de investigação e pesquisa deste grupo. Conta com a presença dos tenores Marco Beasley e Pino de Vitorio, com grande mestria nesta área", disse Alexandre Santos.

A fechar o festival, em 16 de novembro, a Orquestra Barroca Casa da Música vai atuar sob a direção do maestro Rinaldo Alessandrini, fundador do grupo "Concerto Italiano" e com a presença da soprano Roberta Invernizzi, estreante no espaço musical.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.