James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammet e Robert Trujillo regressaram a Portugal para dois concertos no Pavilhão Atlântico totalmente lotados. A banda de heavy metal está em digressão há dois anos para promover o seu último álbum, «Death Magnetic».

Noites de emoções fortes. Os Metallica regressaram aos palcos nacionais para dois concertos memoráveis no Pavilhão Atlântico. Pela primeira vez, a banda de São Francisco tocou em Portugal num recinto fechado com o palco ao centro permitindo ao público uma perspectiva de 360 graus.

Em tourné com os Metallica, os Volbeat e os High On Fire abriram as hostilidades da noite, conquistando certamente novos fãs e deixando em delírio os que já conheciam os seus repertórios.

Às primeiras notas de «Estasy of Gold», composição de Ennio Morricone que abre normalmente os concertos dos Metallica, as bancadas do Pavilhão Atlântico voltaram a agitar-se depois das performances das bandas de abertura. Com as luzes desligadas, o público, antevendo a entrada da banda em palco, começou a agitar-se tal como um vulcão prestes a entrar em ebulição.

Os primeiros acordes da noite foram para a faixa de abertura do álbum mais recente. «That Was Just Your Life» abriu os dois concertos com uma energia frenética de quem quer deixar desde logo o público sem fôlego. Robert Trujillo, totalmente entrosado com os restantes três elementos, veio devolver a dinâmica do quarto elemento à banda com uma presença em palco cada vez mais extrovertida e em perfeita comunhão com os fãs.

O palco central permitiu ao público uma perspectiva diferente da habitual, com os elementos da banda sempre muito activos e em movimento pelos vários pontos do palco, permitindo uma maior dinâmica entre banda e público.

As faixas de «Death Magnetic» dominaram as duas noites no Pavilhão Atlântico. As novas músicas funcionam lindamente ao vivo demonstrando que a matriz original dos Metallica foi reposta com o último álbum. Há dois anos na estrada a promover o álbum, os Metallica regressaram ao local mais familiar que conhecem, o palco.

Com um alinhamento muito consistente em ambos os concertos, os Metallica fizeram uma retrospectiva segura de uma carreira perto de completar os trinta anos.
Os clássicos «Master of Puppets»,«Battery», «One», «Enter Sandman», «Sad but true» e a balada «Nothing Else Matters» fizeram as delícias dos milhares de fãs, que esgotaram por duas noites seguidas o Pavilhão Atlântico. A música «Fade to Black» foi tocada na primeira noite em homenagem a Ronnie James Dio, lendário cantor de heavy metal que faleceu no passado dia 16 de Maio de cancro.

O espectáculo de pirotecnia durante as músicas «One», «Enter Sandman» e «Master of Puppets levou o público ao delírio, desde a plateia até às bancadas.
«Nothing Else Matters» colocou o público a acompanhar a balada em uníssono, e com centenas de telemóveis a gravar o momento por todo o Pavilhão Atlântico. Pormenor para os poucos isqueiros que normalmente marcam presença neste clássico do álbum «Metallica», mais conhecidos por «The Black Album». No Pavilhão Atlântico não são permitidos isqueiros mas no seu interior é vendido tabaco.
Para além dos clássicos obrigatórios, os Metallica tocaram ainda «Stone Cold Crazy"» um clássico dos Queen, «Turn the Page» de Bob Seger e «Helpless» dos Diamond Head.

Os Metallica despediram-se do Pavilhão Atlântico com a clássica «Seek and Destroy» do álbum «Kill em All» já com as luzes ligadas e com o público em simbiose com a banda cantando em coro o refrão do clássico de Thrash Metal. Certamente um dos melhores espectáculos dos Metallica em Portugal. Atitude, presença, velocidade, agressividade, empatia e, acima de tudo, música bem tocada para um público extremamente exigente com uma das melhores bandas do género em actividade.

@Eduardo Santiago

Alinhamento do concerto de 18 de Maio:

1. That Was Just Your Life
2. The End Of The Line
3. Ride The Lightning
4. Through The Never
5. Fade To Black
6. Broken, Beat & Scarred
7. My Apocalypse
8. Sad But True
9. The Unforgiven III
10. The Four Horsemen
11. One
12. Master Of Puppets
13. Battery
14. Nothing Else Matters
15. Enter Sandman
Encore
16. Stone Cold Crazy
17. Phantom Lord
18. Seek & Destroy

Alinhamento do concerto de 19 de Maio:

1. That Was Just Your Life
2. Cyanide
3. For Whom The Bell Tolls
4. The Shortest Straw
5. The Day That Never Comes
6. Sad But True
7. Wherever I May Roam
8. No Remorse
9. Turn The Page (Bob Seger cover)
10. All Nightmare
11. One
12. Master Of Puppets
13. Damage Inc.
14. Nothing Else Matters
15. Enter Sandman
16. Encore:
16. Helpless (Diamond Head cover)
17. Motorbreath
18. Seek & Destroy

A história dos Metallica em 4 minutos: