Ouvimos previsões de que, a curto prazo, os nossos pcs serão capazes de reconhecer os nossos gestos faciais e compreender o nosso humor (talvez até melhor do que os nossos próprios cônjuges).

Neste sentido, a Microsoft encontra-se trabalhar numa tecnologia que permitirá que um par de auscultadores monitorize a nossa frequência cardíaca, temperatura e outros biorritmos, para perceber a nossa saúde e humor. Esta tecnologia faz parte do projeto da Microsoft Research e será chamada de Septimu.

O “Musical Heart” escolhe automaticamente a música de acordo com o nosso biorritmo. Se estamos chateados, se o nosso coração está a bater forte e o nosso corpo está tenso, este escolhe uma música para o acalmar. Por outro lado, se estamos a trabalhar fora e queremos manter a nossa frequência cardíaca numa certa intensidade, ele vai escolher a música ideal para nos motivar.

Neste momento, estes são apenas projetos concetuais, e não produtos que possamos adquirir. No entanto, um dia deverão mesmo chegar ao mercado.

Entretanto, podemos utilizar aplicativos como Songza ou Stereomood para obter listas de reprodução de músicas que correspondem ao nosso humor.

Daniel Magalhães

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.