Em comunicado, a autarquia afirma que pretende assim garantir uma temporada "arrojada, dinâmica e abrangente, privilegiando os equipamentos culturais de excelência do município".

O destaque vai para a abertura, em outubro, do Centro Lúdico do Azulejo no recinto da Escola de Artes e Ofícios, para onde também está prevista a exposição "Cordoaria 1.7", que será a primeira de sete grandes mostras dedicadas às artes tradicionais vareiras.

O Centro Cultural de Ovar, por sua vez, recebe já este sábado o concerto de PAUS, que a autarquia aponta como "uma das melhores bandas a fazer música em Portugal". Uma semana depois, há "Abril", espetáculo de circo contemporâneo pela companhia Último Momento.

A 4 de outubro o mesmo palco acolhe o concerto "Canções com Teclas", com Manuel Freire na voz e Manuel Jorge ao piano, a que se segue no dia 11 "Ode Marítima", com Diogo Infante e João Gil, e no dia 27 "Gata em Telhado de Zinco Quente", de Tennessee Williams, pelos Artistas Unidos.

Entre 17 e 19 do mesmo mês há ainda espetáculos de marionetas pela Companhia Mecânica. O concerto de Emmy Curl é a 31 e prevê-se, ainda sem data marcada, a ação de formação para educadores "A voz e o corpo no ato de educar", por Margarida Mestre.

Novembro faz-se de concertos pela banda Mão Morta no dia 15 e pelo músico Little Friend no dia 28. O teatro intromete-se com "Peregrinação" de marionetas nos dias 2 e 3, e com a encenação de Nuno Bravo de "Cyrano de Bergerac", a 22.

"Gospel Collective" e "Lá fora" fecham o ano. No primeiro caso a proposta é de música coral, no dia 13, e no segundo está em causa teatro para bebés por Crista Alfaiate e Carla Galvão, nos dias 14 e 15.

Ao longo de toda a temporada, a programação cultural da Câmara de Ovar integra ainda diversos espetáculos produzidos por associações e grupos do concelho. Entre esses inclui-se: a 16.ª edição do festival Comcordas, pelo Grupo de Bandolins de Esmoriz; o concerto "Boa União - 125 anos de música", pela coletividade homónima; e o espetáculo "D'Ovar Pr'Ovar", pela Banda Filarmónica Ovarense.

O mesmo se aplica ao Concerto de Natal dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município, à peça "Loja dos Suicídios", pela Sol d'Alma e à exposição AMBID, da Associação Amigos do Cáster, assim como aos espetáculos "3" e "Força, force, vigore e fuerça", pela Companhia Vareira.

@Lusa