O tenor espanhol, de 72 anos, "está a reagir com êxito" ao problema de saúde, mas este impede-o de cantar a ópera "Il postino", de Daniel Catán, no Teatro Real.

A ópera de Catán foi estreada em setembro de 2010, em Los Ángeles, e Plácido Domingo dá voz ao papel do poeta chileno Pablo Neruda.

No comunicado dos agentes do tenor, citado pelo Teatro Real, lê-se que se "espera" que Plácido Domingo "faça uma recuperação completa" e que "as ordens médicas são de que permaneça sob vigilância e em descanço durante três a quatro semanas".

"O regresso aos compromissos artísticos já agendados está sujeito à rapidez com que possa melhorar e recuperar a sua força e energia", refere o comunicado dos agentes, citado pelo Teatro Real.

Plácido Domingo deveria participar em cinco récitas da ópera no Teatro Real madrileno, a partir do dia 17, depois de a ter representado e cantado noutros palcos operáticos, noticiou a agência Efe.

Esta hospitalização impedirá também Plácido Domingo de dirigir a Orquesta da Comunidade Valenciana no próximo domingo na Plaza Mayor de Madrid, num concerto gratuito, no âmbito do festival Veranos de la Villa, para o qual estavam previstas obras de Verdi e Wagner.

@Lusa