A entrega dos galardões volta ao palco do S. Luiz, onde se realizou pela primeira vez, no dia 1 de outubro de 2005, apresentada pelo locutor José la Feria. Ao longo das diferentes edições, foram cenários da gala, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a arena do Campo Pequeno e o Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A lista dos premiados deste ano inclui o guitarrista Carlos Gonçalves, na categoria de Melhor Compositor, as fadistas Gisela João e Maria da Nazaré, respetivamente com os prémios Revelação e Melhor Intérprete, Vasco Graça Moura com o Prémio Autor, e Jaime Santos Jr. com o de Melhor Instrumentista.

O júri, presidido pelo poeta Tiago Torres da Silva, atribuiu este ano uma nova distinção, o Prémio Saudade “Lembrar para Recordar”, que celebra a fadista Hermínia Silva, falecida em 1993, e um Prémio Especial ao construtor de cordofones, Óscar Cardoso.

Na 2.ª edição dos prémios, o júri que integrou a atriz Alina Vaz e o poeta José Luís Gordo, entre outros, decidiu também entregar um Prémio Especial ao cantor e compositor da Música de Coimbra, Fernando Machado Soares.

A lista de premiados deste ano completa-se com a fadista Teresa Tarouca, 71 anos, distinguida com o Prémio Carreira, a cantora Maria Bethânia na categoria Internacional, o CD “Fados de Amor”, de Rodrigo Costa Félix, como o Melhor Álbum de Fado do Ano, e o de Divulgação que distingue a Rádio Alfa, de Paris.

Segundo o mesmo comunicado, a gala conta com a participação dos fadistas Maria da Nazaré, Gisela João, Ricardo Ribeiro e Cristina Nóbrega e, “de forma especial e ao piano, a interpretação de ‘Medo’, tema de Amália, por Júlio Resende, integrante do Projeto Amália - com uma projeção em tela”.

"Tiago Torres da Silva irá interpretar uma peça do reportório de Hermínia Silva",s egundo a mesma fonte.

Os Prémios Amália Rodrigues são uma iniciativa da Fundação Amália Rodrigues, instituída por vontade testamentária da fadista falecida em Lisboa, a 06 de outubro de 1999.

Entre os distinguidos nas edições anteriores conta-se os fadistas Camané, Maria Amélia Proença, Maria da Fé, Carminho, Mariza, Mísia e Ana Moura, o poeta e compositor Mário Moniz Pereira, o poeta Mário Raínho, o Museu do Fado, o pianista e compositor Bernardo Sasseti, a maestrina Joana Carneiro e os investigadores Rui Vieira Nery e José Manuel Osório.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.