A primeira actuação do palco TMN, Brett Dennen, o substituto de Tim & Companheiros de Aventura, foi marcada pela fraca assistência, quando comparado com o concerto dos Expensive Soul, realizado no dia anterior, à mesma hora. Brett Dennen não conta com uma legião de fãs tão grande como a dupla de Leça da Palmeira, pelo menos em terras lusas. No entanto, o cantautor folk/pop, norte-americano, que conta já com três álbuns de estúdio editados, sendo o último “Heaven”, de 2009. Ain’t No Reason e Make You Crazy são duas das suas canções mais populares.

Entretanto, foram passando pelo palco Planeta Sudoeste Jogos Santa Casa os portugueses João Só e Abandonados, Diabo na Cruz e Anaquim. À mesma hora que os autores de As Vidas dos Outros, actuava Marrokan, no palco Positive Vibes. Antes, os Diabo na Cruz brindaram o público com temas como Dona Ligeirinha, Os Loucos estão Certos, e Ai é tão lindo.

A primeira grande actuação da noite começou com as Sugababes, ao som de Freak Like Me, o êxito lançado no ano de 2000. Seguiu-se a música Round Round, outro sucesso, editado em 2002. Too Lost in You e Stronger também fizeram parte do alinhamento, instalando um onda de nostalgia entre a plateia.

Depois das três sereias seguiu-se uma das vozes masculinas mais estridentes, no cenário da pop actual. O libanês Mika entrou em palco a cantar o tema que o tornou famoso: Relax Take It Easy. O público ficou com os olhos postos em Mika durante toda a actuaçãio, quer pelo cenário totalmente adornado, quer pelos monstros verdes que dançavam em cima do palco ou pelo gigante sapato de salto alto insuflável que passeava pela assistência, sustentado no ar pelo público. Quando Mika tocou um dos temas mais esperados, We Are Golden, o público colocou uns corações dourados no ar.

A encerrar o palco principal do Sudoeste TMN estiveram os Bajofondo, um projecto de tango electrónico à semelhança dos precursores do estilo, Gotan Project. Esta foi das actuações mais alternativas do dia, sendo, portanto, bastante concorrida pelo público mais alternativo e pouco adepto dos ritmos mais comerciais.

Confere as fotografias do terceiro dia do Sudoeste TMN:

Jornalista: Sara Novais

Fotógrafo: Miguel Pereira