
No dia 26 de novembro, o grupo estará no Hard Club, no Porto, e no dia seguinte no TMN ao Vivo, em Lisboa.
"Field of Reeds" é o terceiro álbum dos These New Puritans e musicalmente bastante diferente da estreia discográfica - "Beat Pyramid", de 2008 - marcada pelo rock e pelo hip hop.
Para este registo, o grupo, formado pelos irmãos Jack e George Barnett e por Thomas Hein, convidou a cantora portuguesa Elisa Rodrigues a participar na gravação, no final do ano passado, depois de a terem descoberto através da Internet.
"O Jack [Barnett] gosta muito de Portugal, gosta imenso de fado e queria ter alguma coisa no novo álbum que se inspirasse no fado. Pesquisou no Youtube e chegou até mim. Eu não conhecia o trabalho deles, mas ouvi as maquetes e a música pareceu-me muito especial, muito diferente do que ouvia", disse Elisa Rodrigues à agência Lusa em junho passado, quando o álbum foi lançado.
Jack Barnett compôs canções com arranjos influenciadas pela música clássica contemporânea, com mais espaço para instrumentos de sopro e uma voz feminina. "Alheei-me de tudo o que costumo fazer, mas os temas são muito difíceis de cantar. Tentei servir ao máximo as composições. Tirando 'Dream' - que canta na íntegra -, sou como uma personagem que aparece e desaparece nas canções, como uma voz de consciência", descreveu a cantora.
Elisa Rodrigues recorda-se que Jack Barnett queria do fado uma certa inspiração para as letras e "um lado mais melancólico": "Ele conhecia fados da Amália [Rodrigues] que eu nunca tinha ouvido".
Apesar de ser uma cantora de jazz, Elisa Rodrigues percebeu que o músico inglês procurava nela a tal intensidade do fado, e não os trinados ou a melodia associada à canção portuguesa. "Não é a primeira vez que me dizem que, apesar de ser uma cantora de jazz, tenho uma intensidade parecida com a do fado", admitiu.
Em maio, em entrevista à publicação Pitchfork, Jack Barnett admitiu que o grupo fez uma mudança radical na sonoridade, revelou a admiração pela música e cultura portuguesas e explicou que Elisa Rodrigues lhe fazia lembrar uma voz como a de Billie Holiday.
Elisa Rodrigues surge nas fotografias promocionais do grupo, tem atuado com a banda em alguns concertos deste verão pela Europa e deverá estar em novembro nos concertos no Porto e em Lisboa.
@Lusa
Comentários