A leiloeira londrina Bonhams deu à colecção o nome de «A noite que mudou as suas vidas». As grandes atracções do espólio são treze fotografias a preto e branco que mostram os U2 em 1978, no início do seu percurso musical, tiradas durante uma competição entre bandas no seu país natal, a Irlanda.

Ainda com o nome de «The Hype» a banda irlandesa saiu vitoriosa na noite do concurso final e levou consigo 500 libras que lhes permitiram gravar a demo que os lançaria numa longa carreira musical. Apenas uma das imagens que serão vendidas já foi mostrada anteriormente, todas as outras são únicas e nunca foram vistas pelo público. A leiloeira acredita que o conjunto de imagens dos U2 poderá atingir um valor entre 12 mil e 18 mil euros.

Mas no leilão que hoje terá lugar há outras fotografias que passarão a fazer parte da colecção de alguém. 56 fotografias dos Led Zeppelin no começa de uma digressão pela Escandinávia em 1973 poderão ser levadas para casa por 24 mil a 30 mil euros ou um conjunto de polaroids de um autor desconhecido que mostram Mick Jagger, a sua mulher Bianca e ainda um retrato de Andy Warhol podem atingir os 1200 a 1800 euros.

A completar o leilão estão os incontornáveis Beatles em 18 fotografias informais tiradas em 1964 que poderão ser compradas por três mil a 3500 euros.

Stephanie Connell, porta-voz da leiloeira Bonhams confessou-se «muito entusiasmada por oferecer tantas imagens inéditas, particularmente as dos U2, tiradas numa noite que viria a ser crucial para a sua carreira».

Resta saber se os valores previstos para levar para casa um pedaço da história do rock vão ser atingidos ou mesmo ultrapassados.

@Inês Gens Mendes

Fotos: Bonhams

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.