Amar Sundy, Robben Ford e Tim, vocalista dos Xutos e Pontapés, são os principais nomes do cartaz da 7.ª edição do festival Nova Arcada Braga Blues, que vai decorrer de 2 a 9 de novembro, anunciou a organização.
O mercado livreiro continua a crescer em Portugal, com quase 3,5 milhões de livros vendidos no terceiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 3,7% face ao período homólogo, apesar do aumento médio de preços de 4,1%.
Os Miss Universo (André Ivo e Afonso Branco) editaram “Manifesto do Jovem Moderno”, álbum de estreia que irão apresentar ao vivo em novembro, em Lisboa e no Porto.
O espetáculo “Urgência Climática”, de André Amálio e Tereza Havlíčková, vai estrear-se no Teatro S. Luiz, em Lisboa, esta terça-feira, centrado em cinco jovens ativistas pelo clima e nas suas experiências pessoais.
O pintor Aníbal Alcino, o último dos Independentes, grupo de artistas criado nos anos 40 do século XX, em Portugal, morreu na segunda-feira à noite, aos 98 anos, celebrados no passado dia 3, disse hoje fonte familiar.
A exibição de um documentário dedicado ao movimento de extrema-direita no Reino Unido e na Europa foi cancelada este fim de semana no Festival de Cinema de Londres, devido a receios com a “segurança” do pessoal do evento.
O autor de “O Luto é a Coisa com Penas”, Max Porter, viajou hoje no festival literário Folio pelo seu percurso de vendedor, editor escritor de livros, com o qual quer elevar a experiência do leitor a “outro nível”.
Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, na competição nacional, e Joana Sá, na competição local, são as realizadoras premiadas no Festival Vista Curta, que terminou hoje em Viseu, e que também destacou “Camaleão”, de Tiago 'Ramón' Santos.
O encerramento da Fnac e da Livraria Latina, uma das mais antigas do Porto, provocou receio de que outras se seguissem, deixando “órfão” quem mantém o culto da livraria de rua, mas ainda há quem persista.
O autor brasileiro Marcelo D’Salete encontrou na banda desenhada o meio para falar de “cicatrizes não fechadas” da História do Brasil, e considera que os países colonizadores e colonizados as devem discutir.
Os 40 mil bilhetes postos à venda para o Boom Festival, que se realiza em Idanha-a-Nova entre 17 e 24 de julho de 2025, esgotaram em dois dias e foram vendidos para 169 países.
O ator Robert de Niro e a produtora Jane Rosenthal elogiaram esta sexta-feira, 18 de outubro, Lisboa como anfitriã, pela primeira vez a nível internacional, do festival Tribeca, que fundaram em Nova Iorque (EUA), mas não revelaram por quantas edições ficará em Portugal.
O crítico literário Manuel Frias Martins venceu o Grande Prémio de Ensaio Manuel Gusmão, pela obra “Democracia Espiritual e José Saramago”, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Mais de 20 músicos vão atuar no Festival Internacional de Guitarras da Madeira, cuja 6.ª edição decorre entre 25 de outubro e 3 de novembro, em quatro espaços culturais e museológicos da região, indicou esta semana a organização.
“Duas peças em Estado Novo”, projeto que reúne os textos “Uma reputação” e “Partida ou a mulher sem medo”, sobre ditadura e desejo de liberdade, vai estar em cena até domingo, no Museu do Aljube, em Lisboa.
A cantora Selma Uamusse apresenta em novembro, em Lisboa, um espetáculo que é uma carta aberta ao futuro, escrita com uma nova geração de músicos, e que assinala os 50 anos das independências das antigas colónias portuguesas em África.
A 2.ª edição do festival MATE arranca no sábado e estende-se até terça-feira em Coimbra, contando com quatro dias de concertos, exposições e palestras, onde irão atuar, entre outros, a galega Uxía ou os brasileiros Jaques Morelenbaum e Arnaldo Brandão.
A obra “Cinco séculos, cinquenta anos”, de Manuel César Tibério Magarreiro, de Terrugem, no concelho de Elvas, distrito de Portalegre, venceu este ano o Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo, foi hoje anunciado.
Os ilustradores Madalena Matoso e Catarina Sobral, a organização cultural Bairro dos Livros e a autora Adélia Carvalho estão entre os nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA) 2025, anunciou a organização.
O artista plástico António Sena morreu na quarta-feira, aos 83 anos, em Lisboa, disse o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), numa nota hoje divulgada.
A exposição “Francis Alys: Ricochete”, que é inaugurada hoje em Serralves, no Porto, preenche os espaços vazios do museu com as brincadeiras e a imaginação coletiva dos jogos de crianças nas ruas de 15 países, alguns dos quais em conflito.
O músico norte-americano Noah Lennox edita um novo álbum enquanto Panda Bear em fevereiro, gravado no seu estúdio em Lisboa, e inicia em dezembro, em Coimbra, uma nova digressão que inclui seis datas em Portugal.
O membro do Conselho Geral Independente (CGI) Arons de Carvalho afirmou hoje que o serviço público prestado pela RTP "é dos mais baratos da Europa", exemplificando que as famílias britânicas pagam cinco vezes mais pela BBC.